(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM BUSCA DE VAGA

Minas tem mais de 700 pacientes em fila de espera para internação em UTI

Secretário de Saúde admitiu colapso na ocupação de leitos com aumento de pacientes graves nos hospitais


24/03/2021 14:18 - atualizado 24/03/2021 15:18

Hospitais de Minas enfrentam superlotação(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Hospitais de Minas enfrentam superlotação (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

O colapso do sistema de saúde fica mais evidente à medida em que dados são divulgados à sociedade. Nesta quarta-feira (24/03), o novo secretário de Estado de Saúde (SES-MG), o médico Fábio Baccheretti, afirmou que Minas tem mais de 700 pacientes aguardando vagas em leitos de terapia intensiva.

O número cresce de forma exponencial, já que, há três dias, eram 470 pessoas na fila de espera. “Hoje temos 714 pacientes cadastrados nas centrais regionais e municipais de regulação aguardando leitos de terapia intensiva. Há três dias atrás esse número era 470. Isso mostra que o crescimento de pacientes graves está aumentando rápido”, disse Fábio em coletiva de imprensa no início desta tarde.

Segundo o secretário, as internações vêm crescendo em “ordem sistemática”. “O crescimento da doença é maior que a capacidade de abertura de leitos em todas as regiões do estado”, disse.

A SES-MG garante que aumentou em mais de 100% o número de leitos de terapia intensiva e mais de 160% leitos de enfermaria. “Mesmo assim, estamos vivendo um colapso em relação à ocupação de leitos, o que mostra que o esforço não é suficiente. As medidas somente de abertura de leitos não são suficientes. Por isso, o estado implementou a onda roxa”, justificou o secretário.

Belo Horizonte

Belo Horizonte tem 164 pessoas, com ou sem COVID-19, aguardando a liberação de leitos de UTI. A informação veio a público na tarde dessa terça-feira (23/3), por meio do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
 
Ele utilizou o dado para justificar, aos vereadores da capital, a ausência em reunião convocada pela Câmara de BH para tratar do decreto, editado pela prefeitura, que determinou o funcionamento apenas de serviços essenciais para barrar o avanço do novo coronavírus. 

(Com informações de Gabriel Ronan e Guilherme Peixoto)
 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)