(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Zema: ''Nosso sistema de saúde entrou em colapso''

Com 200 pessoas à espera de leitos de UTI em Minas, governador disse que implantar onda roxa em todo o estado foi inevitável


16/03/2021 15:50 - atualizado 16/03/2021 21:20

Zema: 'Quem faz alguma aglomeração pode ser taxado de assassino'(foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
Zema: 'Quem faz alguma aglomeração pode ser taxado de assassino' (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), admitiu, nesta terça-feira (16/3), que a rede de atenção à Saúde do estado entrou em colapso. Segundo o chefe do Executivo estadual, há ao menos 200 pessoas à espera de leitos de UTI. Ele citou ainda os números preocupantes do informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nessa segunda-feira (15/3): 85,3% das vagas de terapia intensiva estão ocupadas.

“Começamos a assistir uma cena de horror. Pessoas clamando por atendimento e não há vaga. Queremos isso em Minas? Vermos pessoas morrendo nas ruas? Chegamos no ponto em que nosso sistema de saúde entrou em colapso. Mais pessoas procuram do que temos capacidade de atendimento. O Estado não tem mais capacidade de atendimento”, afirmou Zema durante coletiva de imprensa concedida esta manhã. 

O evento, que contou com a presença do recém-empossado Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Souza, detalhou a expansão da chamada onda roxa do Programa Minas Consciente para todo o estado. A partir desta quarta-feira (17/3), apenas serviços essenciais devem funcionar nos 853 municípios mineiros.

"Qualquer contaminado a mais, pode ser um óbito a mais, porque o estado não tem mais capacidade de atendimento. Quem faz alguma aglomeração pode ser tachado de assassino", reforçou o mandatário. 

A onda roxa, fase mais restrita do Minas Consciente, inclui o  chamado toque de recolher. Ou seja: apenas atividades essenciais têm autorização para funcionar entre 5h às 20h. A circulação das pessoas também ficou mais restrita. A orientação é que os mineiros saiam de casa apenas para trabalhar ou para uso de serviços essenciais, como compras em farmácias e supermercados. 

Para garantir o cumprimento das regras, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, afirmou que a PM vai reforçar o patrulhamento durante toda a fase crítica da pandemia, em ação coordenada com as guardas municipais 

"A partir das 20h, vamos reforçar nossa atuação. Seguimos apenas com orientação. Vamos estar conscientizando, alertando, para que todos saibam da gravidade do momento que estamos vivendo", detalhou o militar. 

"Agora estamos nos metros finais. Não tem condição de dar atendimento médico. Não temos outra alternativa a não ser tomar essa atitude. Não temos vagas nas unidades de saúde. Quer ver as pessoas morrerem nas ruas?", complementou o governador Romeu Zema. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)