(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AVANÇO DA COVID-19

Varginha registra a primeira morte de PM vítima do novo coronavírus

Eduardo Rodrigues deu entrada na UPA da cidade nesta madrugada (24/3), e sofreu várias paradas cardiorrespiratórias após testar positivo para a doença


24/03/2021 13:42 - atualizado 24/03/2021 14:40

PM morre vítima da COVID-19 em Varginha(foto: Reprodução Facebook)
PM morre vítima da COVID-19 em Varginha (foto: Reprodução Facebook)
Um sargento da Polícia Militar de Varginha, no Sul de Minas, morreu vítima da COVID-19 nesta quarta-feira (24/3). Eduardo Rodrigues deu entrada na UPA da cidade, na madrugada, e sofreu várias paradas cardiorrespiratórias após testar positivo para o novo coronavírus.

 

De acordo com a prefeitura, Eduardo Rodrigues, de 46 anos, foi o primeiro PM morto vítima do novo coronavírus. Ele estava afastado do serviço há quatro dias depois que teve contato com pessoas infectadas.

 

“Ele deu entrada na UPA na madrugada de quarta-feira (24/3), as 0h55 apresentando falta de ar e cianótico. Ele chegou em uma viatura da PM tendo sido imediatamente encaminhado para o setor de urgência onde passou por uma bateria de exames, e foi testado para COVID-19, que deu reagente”, afirma a nota da prefeitura.

 

Ainda na madrugada, o sargento sofreu várias paradas cardiorrespiratórias devido às complicações da doença e a morte foi confirmada por volta das 6h.

 

“A prefeitura de Varginha por intermédio de seu prefeito Vérdi Melo e do vice-prefeito Leonardo Ciacci se solidariza com os amigos e familiares do sargento PM Eduardo Rodriguez, em virtude do seu passamento nessa madrugada. Que Deus o tenha e conforte toda sua família e aos companheiros da 55ª Cia. da PMMG”, disse nota de pesar da prefeitura.

 

A Polícia Militar também divulgou nota de pesar ao colega de trabalho. “A ele nossa sincera continência e pedimos o consolo aos corações e força na nossa luta, que continua. A certeza do dever cumprido na defesa da sociedade varginhense, mesmo com o sacrifício da própria vida”, lamenta.

 

Além da morte do militar, no último boletim divulgado, o município somou mais duas mortes em decorrência da COVID-19 e 55 testagens positivas. Varginha segue fora da onda roxa e tem 7.312 pessoas infectadas pela doença e 139 óbitos.

 

Vacinação

 

Nesta quarta-feira (24/3) começa a vacinação de idosos com 74 e mais. A imunização será no sistema de ‘drive thru’, no Bairro Vila Paiva, das 15h às 20h. Os idosos acamados serão vacinados no domicílio, cujos familiares deverão comunicar na unidade de saúde mais próxima.

 

Varginha já aplicou mais de 15 mil doses da vacina contra a COVID-19. De acordo com a prefeitura, cerca de 4 mil idosos acima dos 75 anos já foram imunizados com a primeira dose.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)