Publicidade

Estado de Minas FORA DA ONDA ROXA

'Situação é grave, nem por isso desesperadora', diz prefeito de Varginha

Prefeito ampliou leitos de COVID-19, mas atinge 100% de ocupação. Cidade segue fora da onda roxa e prefeitura promete pagar tratamento até credenciamento do SUS


20/03/2021 18:07 - atualizado 20/03/2021 19:47

Avanço da COVID-19 compromete atendimento em Varginha(foto: Ascom/Divulgação)
Avanço da COVID-19 compromete atendimento em Varginha (foto: Ascom/Divulgação)
O agravamento da pandemia do novo coronavírus tem comprometido o atendimento de pacientes em Varginha no Sul de Minas. A cidade segue fora da onda roxa e chegou ao limite de ocupação de leitos UTI COVID-19. A prefeitura já ampliou novas alas, mas enquanto aguarda o credenciamento do SUS, prometeu arcar com o tratamento dos pacientes neste primeiro momento.

 

De acordo com a prefeitura, neste sábado (20/3), a cidade somou mais 69 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O município já tem 7.198 pessoas infectadas, 134 mortes em decorrência da doença e 63 hospitalizados, sendo 20 pacientes positivos e um suspeito internados na UTI.

 

“Pode perceber claramente, na planilha de casos novos, mantendo uma tendência para testagens positivas e internações de faixas etárias que não figuravam antes desse modo tão frequente nos nossos boletins. Faça sua parte”, alerta o médico infectologista e secretário de saúde, Luiz Carlos Coelho.

 

A prefeitura ampliou novos leitos no Hospital de Campanha, que passou de oito para 20 leitos de UTI COVID-19 e de 20 para 30 leitos de enfermaria. De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo, enquanto aguarda o credenciamento do SUS, a prefeitura vai arcar com o tratamento dos pacientes neste primeiro momento.

 

“Concluímos a instalação de 12 novos leitos de UTI e 10 de enfermaria, contratamos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde para o Hospital de Campanha. Enquanto aguardamos o credenciamento do SUS, a partir deste sábado, disponibilizamos atendimento aos pacientes, que cujo custo financeiro, neste primeiro momento, ficará por conta da prefeitura. Com isso, nosso Hospital de Campanha está com sua capacidade de atendimento dobrada a partir de hoje. Não descuidamos um minuto sequer da atenção ao nosso povo. Por isso, passamos por aqui para deixar uma palavra de conforto reforçando a todos, que Varginha se preparou para essa crise e que vamos vencer com fé”, diz prefeito em vídeo compartilhado nas redes sociais.

 

Varginha não aderiu à onda roxa, fase mais restritiva imposta pelo Plano Minas Consciente. A cidade segue decreto municipal e endureceu as medidas restritivas. “Estamos fazendo tudo que é possível para conter o avanço da COVID-19 na nossa cidade. A situação é grave, mas nem por isso, desesperadora e afirmamos isso, porque estamos trabalhando firme para manter nossa cidade funcionando com responsabilidade”, afirma prefeito.

 

Com isso, o médico infectologista e secretário de saúde alerta a população sobre o agravamento da pandemia do novo coronavírus na cidade.

 

“Nesse cenário epidemiológico critico, em que se observa uma aceleração do numero de casos novos é muito importante que todos fiquem atentos as medidas restritivas. Não espere chegar no seio da sua família uma doença grave, mutante, multissistêmica, de tanta dor e sofrimento que tem trazido para todos nós. É fundamental que cada um se enxergue na possibilidade de participar desse apelo que é à adesão das medidas de prevenção simples e fáceis. Que no dia de hoje, que se completa um ano do primeiro caso positivo no Sul de Minas, já deveriam estar incorporadas em cada um”, ressalta secretário.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade