(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Uberlândia registra 328 mortes em março e supera 10 estados e DF

Cidade de quase 700 mil habitantes vive seu pior momento da pandemia, com 100% de ocupação de leitos


15/03/2021 17:03 - atualizado 15/03/2021 18:42

Uberlândia já registrou mais de 1,4 mil mortes e 74 mil casos(foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
Uberlândia já registrou mais de 1,4 mil mortes e 74 mil casos (foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
 
A primeira quinzena de março foi a mais letal para a população de Uberlândia, no Triângulo, com quase 700 mil habitantes. Com 100% de ocupação de leitos para pacientes com coronavírus, a cidade registrou neste mês 328 mortes e mais de 6 mil novos casos da doença. 
 
O número de óbitos foi maior que o contabilizado em 10 estados do país e no Distrito Federal no mesmo período – Acre (110), Alagoas (188), Amapá (35), Espírito Santo (292), Mato Grosso do Sul (284), Piauí (258), Rio Grande do Norte (311), Rondônia (132), Sergipe (162), Tocantins (148). O Distrito Federal teve 251 vidas perdidas desde o início do mês.

No dia 10, o município contabilizou 36 mortes, o maior número em um único dia desde o início da pandemia. O primeiro óbito foi registrado em abril do ano passado. Já são mais de 74 mil infectados e 1,4 mil mortes.

O sistema de saúde está em colapso há vários dias. Segundo o boletim divulgado pelo município, são 795 pacientes internados atualmente na rede pública e privada. As UTIs estão sendo utilizadas por 332 pessoas, enquanto outros 463 se encontram em enfermarias. 

Uberlândia também conta com um hospital de campanha, construído no estacionamento do Hospital Municipal, o principal da cidade, com referência para tratamento de COVID-19. 

Por determinação do governo de Minas, Uberlândia regrediu para a onda roxa no início do mês, determinando o fechamento das atividades não essenciais e com toque de recolher das 20h às 5h. O objetivo é tentar desafogar os hospitais, criando uma oferta de leitos para novos casos. Desde então, a Polícia Militar tem aumentado a fiscalização para coibir festas clandestinas e comerciantes que burlam as normas do decreto municipal.

A prefeitura confirmou que já registra duas novas variantes da COVID-19, vinda do Amazonas e do Reino Unido. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)