(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA LIMA

Morador de condomínio de luxo dá festa na pandemia e vai parar na delegacia

Homem de 40 anos foi alvo de denúncia após comemoração com música ao vivo neste domingo (14/3). Segundo ele, festa era apenas para a família


15/03/2021 09:12 - atualizado 15/03/2021 10:08

Caso foi registrado na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Lima(foto: Reprodução internet/Divulgação)
Caso foi registrado na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Lima (foto: Reprodução internet/Divulgação)


Após ser denunciado por vizinhos, um homem de 40 anos foi parar na delegacia após dar uma festa com música ao vivo em um condomínio de luxo em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desse domingo (14/3).


No domingo (14/3), no fim da tarde, a PM esteve no local após acionamento e, chegando lá, os militares constataram som alto e uma “algazarra” dos convidados. O número de pessoas no local não foi confirmado. Ainda havia uma apresentação de música ao vivo. 

De acordo com a Polícia Militar, o responsável pela festa disse que promovia um almoço de família e que a música havia parado. 

O dono da casa foi conduzido à delegacia após ser detido pelo Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (perturbação do sossego) e por descumprimento do Decreto Municipal 11.040, da Prefeitura de Nova Lima, que “estabelece medidas de restrições excepcionais em razão da pandemia provocada pelo coronavírus", publicada no último dia 8 de março, que proíbe qualquer tipo de evento público ou privado. 

Conforme a PM, o homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e deverá comparecer a uma audiência do Juizado Especial Criminal sobre o caso. A ocorrência foi registrada na 3ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Lima.

O último boletim da Prefeitura de Nova Lima, divulgado na tarde de sexta-feira (12/3), mostra que o município tem 11.715 casos confirmados de COVID-19 e 107 mortes. Ainda há 2.757 casos em investigação. A população estimada em Nova Lima é de 96 mil pessoas, como consta no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Também na véspera do fim de semana, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira (Cidadania), apareceu em um vídeo no Facebook da prefeitura  para pedir responsabilidade da população em seguir as regras para evitar a proliferação do coronavírus. 



O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)