(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COLAPSO NA SAÚDE

Quatro idosas de Coromandel são transferidas para hospital em Uberaba

Enquanto isso, o Hospital Regional de Uberaba aguarda habilitação para funcionamento de mais 20 novos leitos de UTI que foram doados recentemente pela Fiemg


22/02/2021 17:16 - atualizado 22/02/2021 18:38

O Hospital Regional José Alencar, em Uberaba, tem pacientes de 12 cidades da região(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
O Hospital Regional José Alencar, em Uberaba, tem pacientes de 12 cidades da região (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
Nesse domingo (21/2), o Hospital Regional José Alencar (HRJA), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, recebeu quatro pacientes de Coromandel (Alto Paranaíba): idosas de 60, 64, 82 e 91 anos de idade. Até o momento, os quadros de saúde destas pacientes não foram informados à imprensa.
 
 
Aproximadamente 40 pessoas foram transferidas de Coromandel para outras regiões mineiras, desde o início deste mês, devido ao grande aumento de casos da doença e a quantidade insuficiente de leitos na cidade.
 
Atualmente, segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, o total de pacientes com a COVID-19 das cidades da região no HRJA são 41: 13 na UTI e 28 na enfermaria. Além de Coromandel, há pacientes com a COVID na rede pública de Uberaba das seguintes cidades de sua região: Iturama, Delta, Frutal, Fronteira, Verissimo, Itapagipe, Conceição das Alagoas, Monte Carmelo, Sacramento, Pirajuba e Carneirinho.
 
Com relação aos pacientes de Uberaba nos hospitais públicos da cidade, 13 estão internados na UTI e 140 na enfermaria, ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade.
 
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID da rede pública da cidade está em 60% e da enfermaria/COVID, em 58%. Já a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID dos hospitais particulares de Uberaba é preocupante: 91%. E a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria para pacientes infectados com o novo coronavírus está em 48%. 
 

Novos leitos de UTI ainda não foram habilitados

Ainda não há previsão do início do funcionamento dos 20 novos leitos de UTI que o HRJA recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) na última sexta-feira (19/2). 
 
“Para que os novos leitos estejam em pleno funcionamento é preciso de profissionais intensivistas para que o leito seja habilitado. O HR já está trabalhando para a contratação, bem como na parte burocrática, para que os mesmos sejam inseridos na regulação e, por consequência, habilitados.
Quando isso acontecer, uma nota técnica com esta informação será inserida junto ao Boletim Diário”, diz nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)