(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Uberaba: estoque de vacina no fim e sem previsão de chegada de novas doses

Município enfrenta hoje uma taxa de ocupação de leitos privados de UTI/COVID de cerca de 90%; novo decreto traz várias restrições


22/02/2021 15:04 - atualizado 22/02/2021 17:06

A vacinação dos idosos acima dos 87 anos continua nesta semana em Uberaba(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
A vacinação dos idosos acima dos 87 anos continua nesta semana em Uberaba (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
Com quase 14 mil doses aplicadas, Uberaba se aproxima do estoque zero da primeira dose de vacinas contra a COVID-19. Além disso, ainda não há previsão para a chegada de uma quarta remessa para a cidade.
 

 “Ainda não recebemos nada”, disse Maurício Ferreira, superintendente da Regional de Saúde (SRS), que compreende Uberaba e outros 26 municípios, ao ser questionado pela reportagem sobre quando e quantas doses da nova remessa da vacina chegarão à SRS.

Após a vacinação da última sexta-feira (19/2), que começou a atender os idosos acima de 87 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vacinou 864 pessoas desse público. No total, 11.418 pessoas já foram contempladas com a 1ª dose, sendo que, dessas, 2.541 já receberam a 2ª dose. Somando, 13.959 doses foram aplicadas em Uberaba, segundo o último balanço da vacinação na cidade.

Ainda de acordo com informações da Secretaria de Saúde de Uberaba, durante essa semana a vacinação seguirá apenas no drive-thru da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), das 8h às 16h. 

“A estrutura continuará sendo híbrida, atendendo tanto a veículos, quanto a quem chegar a pé. Serão atendidas as pessoas que precisam tomar a segunda dose, conforme previsto no cartão de vacinas, e os idosos acima de 87 anos que ainda não foram vacinados.

Vale reforçar que a vacinação dos idosos acamados segue normalmente, atendendo primeiro aos idosos acima de 90 anos que fazem parte do Programa Saúde na Família e os que já ligaram nas Unidades Básicas de Saúde para se registrar. A vacina dos acamados está separada e garantida, independentemente das doses acabarem no drive-thru.

Os familiares dos idosos acima de 87 anos, na condição de acamados que não fazem parte do Programa Saúde na Família, também devem ligar nas UBSs para fazer o registro”, informou nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba.

O município enfrenta hoje uma taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID de cerca de 90%, crescimento nas últimas semanas de cerca de 100% nos números de novos casos e doentes ativos. Por isso, a prefeitura publicou um novo decreto que proíbe aberturas do comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos, nos finais de semana. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)