(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORAL

Veja atualização das principais ocorrências de chuva em Minas Gerais

Final de semana foi marcado por diversas catástrofes devido às chuvas; Corpo de Bombeiros atualizou, nesta tarde, a situação das principais ocorrências


21/02/2021 16:39 - atualizado 21/02/2021 17:20

Atuação dos bombeiros em Santa Maria de Itabira (Região Central)(foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Atuação dos bombeiros em Santa Maria de Itabira (Região Central) (foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Minas Gerais tem 20 cidades que decretaram ou estão em processo de decretar situação de emergência devido aos fortes temporais. O dado é do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado no último sábado (20/02).

O estado conta com 6.100 pessoas desalojadas, 1.119 desabrigadas e já ocorreram 14 mortes. 9.387 pessoas também foram afetadas pelas chuvas de outras formas. Os números devem aumentar com a divulgação atualizada deste domingo (21/02).

Nesta tarde, o Corpo de Bombeiros atualizou a situação dos principais atendimento devido aos temporais.

Veja abaixo:

Santa Maria de Itabira (Região Central)


Enchente, inundação e desmoronamento em Santa Maria de Itabira devido às chuvas durante esta madrugada. Os principais bairros afetados foram: Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Porcão e Cidade Nova. De acordo com a corporação, ainda nesta tarde, há pessoas ilhadas e árvores caídas em via pública.

O Batalhão de Operações Aéreas encontra-se no município de Santa Maria de Itabira para realizar atendimento à população e o transporte de equipes de bombeiros. O número de desalojados ainda está sendo levantados. Mas, segundo os bombeiros, 10 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram. Outras quatro estão desaparecidas.

Nesta tarde, a chuva deu uma trégua e o o nível das águas do rio retornou a calha.
Ver galeria . 24 Fotos Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é críticaThiago Madureira/EM/D. A. Press
Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é crítica (foto: Thiago Madureira/EM/D. A. Press )

Carangola (Zona da Mata)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Carangola são 8 pessoas desalojados e 18 desabrigados. No total, foram afetados aproximadamente 3 mil pessoas.

A cidade sofre com o abastecimento de água interrompido parcialmente e sem previsão de retorno. Devido às chuvas ocorridas na manhã e tarde de sexta-feira (19/02) o Rio Carangola transbordou e atingiu a população ribeirinha, tendo diversas famílias ficado no interior de suas residências, impossibilitadas de sair. Os bombeiros foram chamados para atender, aproximadamente, 30 locais diferentes.

42 pessoas foram socorridas pela corporação. Quatro delas estavam em situação de risco iminente de desabamento de edificação em local de difícil acesso. O nível da água está baixando lentamente, mas ainda há muitos locais inundados. Nesta tarde, de acordo com a corporação, não chove no local.

Manhuaçu (Região Central)

Devido às fortes chuvas, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de soterramento na cidade. Na residência haviam quatro moradores, duas crianças 12 e 17 anos e um casal. No que a residência desabou, o homem e os dois filhos conseguiram sair com vida e sem ferimentos, contudo a mulher, de 42 anos, foi soterrada e morreu no local. O corpo da vítima foi recuperado pela Defesa Civil Municipal de Divino.

Divinópolis (Centro-Oeste)

Nesse sábado (20/02), o Corpo de Bombeiros precisou salvar uma pessoa ilhada devido às fortes chuvas. No local, segundo relatos da solicitante, três homens haviam atravessado o Rio Pará, parando em algumas pedras próximo a margem oposta - e com a subida repentina da margem do rio e os aumentos da correnteza, ficaram ilhadas.

As vítimas não apresentaram lesões ou não foram levadas para unidade hospitalar. Vítima sem lesões ou ferimentos não houve condução para unidade hospitalar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)