(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS TEMPORAIS

Santa Maria de Itabira 'está sob as águas', diz Defesa Civil; veja fotos

Cidade registra alagamentos, deslizamentos, soterramentos após temporais entre esse sábado e este domingo


21/02/2021 09:26 - atualizado 21/02/2021 17:17

Santa Maria de Itabira na manhã deste domingo (21/02), após fortes chuvas(foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)
Santa Maria de Itabira na manhã deste domingo (21/02), após fortes chuvas (foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais)
A cidade de Santa Maria de Itabira, na Região Central, está em estado de máximo alerta após fortes chuvas entre esse sábado (20/02) e este domingo (21/02). A Defesa Civil de Santa Maria de Itabira e de Itabira e o Corpo de Bombeiros, trabalham em diversos pontos do município após registros de deslizamentos, soterramentos e alagamentos.

“A cidade está sob as águas, situação desse tipo nós nunca vivemos. Tem diversos pontos com queda de casas, situações de soterramento. Helicóptero do Corpo de Bombeiros acabou de chegar à cidade para poder ajudar no rescaldo”, disse Eduardo Martins, que atua na coordenação da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, em mensagens encaminhadas pelos bombeiros.

O coordenador também relatou que encontrou dificuldades em contatar a Defesa Civil de Minas Gerais, em tentativa de solicitar reforço para atender os afetados. Eduardo Martins também informa problemas nas estradas que dão acesso à Santa Maria de Itabira e pede ajuda ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER).

“Estou com dificuldades de falar no DER para ajudar na desobstrução da estrada entre Itabira e Santa Maria, tem diversos pontos de obstrução total. Estou com a Prefeitura de Itabira ajudando nessas liberações, estou com a Prefeitura de Santa Maria também ajudando em sentido contrário, mas está lento, e o DER ajudaria muito, justamente por ter experiência no assunto. Se fosse possível a Defesa Civil Estadual entrar em contato com o DER, é a estrada MGC-120, sentido Itabira-Santa Maria”, contou.

Ver galeria . 24 Fotos Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é críticaThiago Madureira/EM/D. A. Press
Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é crítica (foto: Thiago Madureira/EM/D. A. Press )
Ainda não há estimativa precisa de quantas ocorrências estão sendo atendidas na manhã deste domingo ou do quanto choveu na cidade. A tendência é que o Rio Girau, que provocou grande alagamento, volte ao nível normal ao longo do dia, o que auxilia no trabalho das autoridades nos diversos pontos críticos do município, de 597,441 km² e 10.857 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)