(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS EM MG

Barragens em Itabira estão em 'parâmetros de segurança adequados', diz Vale

Moradores de Itabira e Santa Maria de Itabira temem pela situação das barragens após fortes chuvas


21/02/2021 13:21 - atualizado 21/02/2021 13:57

Vale garantiu a segurança das barragens do Complexo de Itabira mesmo após chuvas(foto: DeFato Online)
Vale garantiu a segurança das barragens do Complexo de Itabira mesmo após chuvas (foto: DeFato Online)
A mineradora Vale informou neste domingo (21/02) que as barragens de rejeitos do Complexo de Itabira, que atua nas cidades de Itabira e Santa Maria de Itabira, Região Central de Minas Gerais, estão 'nos parâmetros de segurança adequados' mesmo após fortes chuvas. Os moradores temem por algum rompimento ou vazamento, sendo que alguns até deixaram as casas.

“A Vale, no dia 21 de fevereiro de 2021, informa que suas barragens do Complexo Itabira, em Minas Gerais, mantém-se dentro dos parâmetros de segurança adequados mesmo diante das chuvas intensas dos últimos dias. Ressalta-se que não há qualquer alteração de nível de emergência das estruturas e nem foi realizado nenhum acionamento de sirenes de emergência”, informou a empresa.

As chuvas na região devastaram a cidade de Santa Maria de Itabira, com deslizamentos, no mínimo um desabamento e transbordamento do Rio Girau, que corta o município. Trabalham na cidade as defesas civis de Santa Maria de Itabira e Itabira e o Corpo de Bombeiros. No início da manhã deste domingo, Eduardo Martins, um dos coordenadores da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, contou a situação da cidade em áudio encaminhado pelo Corpo de Bombeiros.

Ver galeria . 24 Fotos Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é críticaThiago Madureira/EM/D. A. Press
Deslizamentos, desabamentos e inundação: situação em Santa Maria de Itabira é crítica (foto: Thiago Madureira/EM/D. A. Press )
“A cidade está sob as águas, situação desse tipo nós nunca vivemos. Tem diversos pontos com queda de casas, situações de soterramento”, afirmou. O governo de Minas anunciou que irá enviar ajuda humanitária e também que abordará a Defesa Civil Estadual para atuar no município.

Ainda não há estimativa precisa das autoridades de quantas ocorrências foram atendidas na manhã deste domingo, do quanto choveu na cidade ou do número de vítimas. O município tem 597,441 km² e 10.857 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)