(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

COVID-19: Promotor quer explicações sobre fura-fila da vacina em Valadares

Em reunião do MP com a secretaria de Saúde, Randal Bianchini pediu esclarecimentos sobre quais são os grupos prioritários e a divulgação de todos


13/02/2021 10:30 - atualizado 14/02/2021 09:55

A Policlínica Municipal recebeu um grande número de profissionais de saúde na quarta-feira (10/2), tentando tomar a vacina contra a COVID-19(foto: Tim Filho)
A Policlínica Municipal recebeu um grande número de profissionais de saúde na quarta-feira (10/2), tentando tomar a vacina contra a COVID-19 (foto: Tim Filho)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sugeriu durante reunião nessa sexta-feira (12/2), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares, que fosse divulgada a relação das categorias profissionais e grupos prioritários a serem vacinados contra a COVID-19 no município.

Na quarta-feira (10/2), um grande número de profissionais de saúde foi para a porta da policlínica municipal para tomar a vacina. Houve um princípio de tumulto, quando muitos desses profissionais que tentavam receber a vacina, alegaram que viram nas redes sociais fotos de colegas que não são da linha de frente do combate à COVID-19, ostentando fotos mostrando que haviam sido vacinados.

No mesmo dia, o vereador Jamir Calili (Podemos), que é líder do governo na Câmara, disse que era inadmissível a vacinação de profissionais de saúde que não atuam no combate à COVID-19.

"Tem uma coisa muito errada acontecendo. Tem profissionais de saúde, até de clínicas particulares, sendo vacinados e postando nas redes sociais como se tivessem largado na frente, como se isso fosse uma vantagem", disse, em discurso na tribuna da Câmara, durante reunião transmitida pelo Facebook, na página da Câmara de Valadares. 

Na reunião com o MP, presidida pelo promotor Randal Bianchini, a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, esclareceu que a vacinação contra a COVID-19 em Governador Valadares teve início em 19 de janeiro, "sempre adotando todos os critérios determinados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à ordem dos grupos prioritários que foram imunizados até o momento na cidade".

Sangali explicou que são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos, públicos e privados de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde.
 
Citou médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Informou também que se enquadram nesse grupo, os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. 

A secretária disse que entre os grupos prioritários estão ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Explicou que a vacina também poderá ser ofertada a acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Tal definição encontra-se estabelecida no Anexo 2 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 estabelecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária, o processo de vacinação é gradativo e há prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde, que são respeitadas e seguidas pelo município. Até o momento, todos os vacinados na cidade estão de acordo com o Grupo 1 de prioridades do Ministério. 

“As doses que nos são enviadas pelo Governo do Estado, via Superintendência Regional de Saúde, já vêm destinadas com a quantidade para cada público-alvo. Ou seja, nós não podemos e não há possibilidade de privilegiar um grupo no lugar de outro”, disse.

 
Lista divulgada 


Todos os grupos citados pela secretária foram listados no informe divulgado na noite de sexta-feira (12/2) pela Prefeitura, que também divulgou a lista de prioridades com as pessoas que não são da área de saúde.

Residentes em instituições de longa permanência com idade igua ou superior a 60 anos ou maiores de 18 anos com deficiência.
População indígena aldeada, maiores de 18 anos;
Pessoas acima de 90 anos;
Pessoas de 80 a 89 anos;
Pessoas de 75 a 79 anos;
Pessoas de 70 a 74 anos;
Pessoas de 65 a 69 anos;
Pessoas de 60 a 64 anos;
Povos e comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas;
Pessoas com comorbidades (conforme descrição no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a C-19) ou deficiência permanente grave;
Outros discriminados na delibração.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)