(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacinação em MG: 'Não estamos atrasados', diz secretário

Minas recebeu 1,17 milhão de doses e aplicou 342.152 até esta quinta-feira (11)


11/02/2021 13:55 - atualizado 11/02/2021 15:25

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que não há atraso na vacinação em Minas. Ele apresentou os pontos de atenção do Plano de Vacinação contra à COVID-19, em entrevista coletiva na Cidade Administrativa, nesta quinta-feira (11). "Não estamos atrasados. Estamos procedendo a vacinação conforme ela deve ser feita. Ficaria preocupado se tivéssemos parado a vacinação, mas não é o que está acontecendo", argumentou.

O governo de Minas recebeu 1,17 milhão de doses do Ministério da Saúde. No entanto, até esta quinta, foram imunizadas com a primeira dose 342.152 pessoas. De acordo com o boletim epidemiológico, o estado totaliza 793 mil casos de COVID-19. 
 
O secretário explicou que, das 1,17 milhão de doses que Minas recebeu, 190 mil são da AstraZeneca. A secretaria orientou a aplicação de todas as doses da vacina da AstraZeneca, embora o esquema vacinal para ela seja de duas doses.
 
A razão para aplicar todas as doses, segundo o secretário, é que há tempo para chegar novo lote para o Estado iniciar a aplicação da segunda dose. "A segunda dose pode ser depois de 12 semanas. Então, dá tempo de chegar o fornecimento", esclareceu o secretário sobre o reforço.
 
Também foi pontuado pelo secretário que 315 mil doses da Coronavac estão chegando nestes dias aos municípios, portanto, ainda está em tempo de serem aplicadas.
 

 
O restante das 1,17 de doses recebidas foram da Coronavac. Nesse caso, a orientação é aplicar duaes doses para cada pessoa vacinada.  O secretário explicou que para saber, portanto, o número de doses disponíveis, é necessário dividir pela metade o total enviado pelo Ministério da Saúde.
 
Dessa forma, com o quantitativo enviado pelo Ministério de Saúde, estão disponíveis vacinas para cerca de 667 mil pessoas. O secretário disse ainda que o Vacinômetro, painel que apresenta o ritmo da vacinação no Estado, traz o consolidado das infomações enviadas pelos municípios. "Chegamos a 354 mil, mas pode ter muita gente que já foi vacinada e que o município não consolidou nos bancos de dados."

Na avaliação do secretário, o processo de vacinação não é ativo, quando as pessoas procuram as unidades de saúde. Ele lembra que, no processo em curso, as equipes de saúde vão até as instituições de longa permanência, para imunizar o público idoso institucionalizado, e até hospitais e clínicas, para vacinar profissionais de saúde. Ele destacou que, para agilizar o plano de imunização, o Estado treina as equipes e oferece a estrutura para vacinação, com o envio de insumos, seringas e preparação das salas de aplicação. 

Cuidados no carnaval 

O secretário pediu que as pessoas reforcem os cuidados no carnaval. Ele ressaltou que não pode haver aglomeração, para que não resulte em mudança no perfil epidemiológico da pandemia em Minas. Ele alegou que aglomerações podem levar à "reversão do cenário,que começou a se construir de redução dos casos".

O secretário reforçou que a proteção é coletiva, portanto a prevenção é coletiva. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)