(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FISCALIZAÇÃO REFORÇADA

Carnaval: bombeiros e PM reforçam equipes para impedir aglomerações em MG

Em 2021, devido à pandemia, não foi decretado ponto facultativo durante o tradicional período de festas


10/02/2021 12:39 - atualizado 10/02/2021 14:58

Zema participa, na Cidade Administrativa, de coletiva de imprensa sobre as ações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas para o período do carnaval no estado, que neste ano não terá ponto facultativo devido à pandemia da COVID-19 (foto: Matheus Muratori/EM/D.A Press)
Zema participa, na Cidade Administrativa, de coletiva de imprensa sobre as ações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas para o período do carnaval no estado, que neste ano não terá ponto facultativo devido à pandemia da COVID-19 (foto: Matheus Muratori/EM/D.A Press)
O governo de Minas anunciou nesta quarta-feira (10/02) medidas para conter aglomerações e demais festividades entre o período tradicionalmente conhecido pela realização do carnaval. Em 2021, em função da pandemia do novo coronavírus, que impacta o estado e todo o mundo desde março de 2020, os eventos não serão realizados. Na maioria dos municípios mineiros e do Brasil, não haverá ponto facultativo durante esse período, entre esta quinta-feira (11/02) e 18 de fevereiro.

Participaram de uma entrevista coletiva, na Cidade Administrativa, no Bairro Serra Verde, Região Venda Nova de Belo Horizonte, o governador de Minas Gerais - Romeu Zema (Novo) -, o coronel da Polícia Militar (PM) – Rodrigo Sousa – e o coronel do Corpo de Bombeiros – Edgar Estevo. O chefe do Executivo mineiro destacou a importância de se resguardar nesse tradicional período de aglomerações.

"Queremos que o mineiro tenha um carnaval mais seguro, sem aglomerações. As cidades não vão permitir blocos em ruas, festas. Isso, infelizmente para quem gosta, não será permitido. Fica este meu alerta, estamos vivendo um momento excepcional. À medida que a vacinação acontecer, com certeza o carnaval será remarcado. Queremos que as pessoas que gostam da festa tenham a oportunidade, mas agora não é o momento. É o momento de ficarmos quietos e termos consciência que valorizar a vida é o que mais importa", afirmou o governador.

As forças de segurança também alertaram para a não realização de eventos e de auto cuidado por parte de cada cidadão. Tanto o efetivo policial quanto o dos bombeiros estarão de prontidão até 18 de fevereiro.

"Além do ordinário, estamos reforçando na mesma linha que iniciamos no combate à COVID, ainda com atuação de prevenção, com orientação e, quando necessário, até mesmo de repressão, para evitar aglomerações. Foi desenvolvido um plano no sentido de que não temos policiais de férias, de amanhã (quinta) até o fim do carnaval. A administração foi suprimida, reforçamos até as viaturas, que estarão todas sendo empregadas para reforçar a patrulha. Teremos estruturação de monitoramento de possíveis eventos, Minas tem, pelo estudo que fizemos, ao menos 100 locais que podem ter alguma aglomeração. Vamos estar antecipando de forma que a pessoa vai ser orientada adequadamente que não será permitida aglomeração", disse o policial militar.

"Durante todo esse período, os bombeiros estarão com quatro mil homens lançados para evitar aglomerações nos locais. Da mesma forma, mais de 420 viaturas para reforçar. Vamos trabalhar com a PM, mas também com os órgãos municipais, guardas municipais, vigilância sanitária, com objetivo de evitar aglomerações. Os parques estaduais já estão fechados, mas também nos balneários diversos vamos trabalhar com PM, polícia ambiental e com órgãos municipais para dispersar, evitar e prevenir a aglomeração", afirmou o bombeiro Edgar Estevo.

Segundo dados divulgados nesta quarta pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, 16.233 pessoas morreram em solo mineiro em decorrência das complicações causadas pela COVID-19. Um total de 786.653 pessoas foram infectadas em Minas, com 710.679 recuperadas e outras 59.741 em acompanhamento.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)