(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Morre o quinto paciente de Manaus que estava internado em Uberaba

Dos 18 pacientes infectados pelo novo coronavírus que foram transferidos da capital do Amazonas ao Hospital Regional do município, três seguem na UTI


03/02/2021 18:37 - atualizado 03/02/2021 18:58

Momento da chegada de um dos 18 pacientes de Manaus que foram transferidos para o Hospital Regional de Uberaba no dia 24 de janeiro(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Momento da chegada de um dos 18 pacientes de Manaus que foram transferidos para o Hospital Regional de Uberaba no dia 24 de janeiro (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

 

Morreu na tarde desta quarta-feira (3/2) o quinto paciente de Manaus com a COVID-19, que estava internado no Hospital Regional José Alencar, em Uberaba. Ele era um homem de 57 anos. 
 
 
Até o momento, segundo a direção do hospital, dos 18 pacientes que vieram para o HR no dia 24 de janeiro em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), seis receberam alta em 28 de janeiro, quando voltaram para o Amazonas em voo comercial, fretado pelo Ministério da Saúde; cinco morreram e sete seguem internados, sendo que destes três permanecem na UTI, sendo dois em estado gravíssimo e um estável. Já os outros quatro pacientes seguem internados na enfermaria.
 
Ainda conforme a direção do HR, o quinto paciente manauara que morreu estava com 90% do pulmão comprometido e foi intubado no dia 27 de janeiro. “Ao longo desse período, o paciente apresentou choque séptico, além de lesão renal aguda sem condições de realizar hemodiálise, devido à instabilidade hemodinâmica, mesmo com o uso de droga vasoativa.
 
O paciente, que estava em estado gravíssimo, teve piora importante da complacência pulmonar e trocas gasosas, em acidose respiratória grave, ficando arresponsivo às medidas terapêuticas adotadas, vindo a óbito”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba. 
 
Os pacientes que permanecem no HR de Uberaba seguem em área totalmente isolada. Os familiares são atualizados diariamente, conforme a direção do hospital, sobre a condição e a evolução clínica, bem como o tratamento oferecido a cada um. 

A morte do primeiro paciente vítima da COVID-19 que veio de Manaus para Uberaba, um homem de 70 anos, ocorreu na noite de 28 de janeiro. O segundo óbito, um homem de 48, foi registrado na tarde do dia seguinte (29/1). O terceiro paciente, mulher de 44, morreu no sábado (30). E a quarta vítima, mulher de 58, na manhã dessa segunda-feira (1º/2).
 
 “Até o momento, não há o resultado do exame de sequenciamento genético que confirmará, ou não, que esses pacientes estão com a nova cepa do novo coronavírus, identificada no Amazonas. O material foi colhido pelo estado no dia seguinte à chegada deles a Uberaba. A amostra está com a Fundação Ezequiel Dias, responsável pela análise”, informa a direção do HR.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)