(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FISCALIZAÇÃO

BH interditou 71 estabelecimentos em três semanas de comércio fechado

Prefeitura promete reforçar fiscalizações a partir desta segunda-feira após a flexibilização do isolamento social


01/02/2021 15:32 - atualizado 01/02/2021 15:58

Prefeitura já aplicou 38 multas por descumprimento de interdição(foto: Reprodução/Redes Sociais)
Prefeitura já aplicou 38 multas por descumprimento de interdição (foto: Reprodução/Redes Sociais)

O retorno das atividades comerciais em Belo Horizonte está acompanhado de rigor nas fiscalizações. É o que promete a prefeitura depois do discurso do chefe do Executivo Municipal, Alexandre Kalil (PSD), na última sexta-feira (29/01).

A Secretaria Municipal de Política Urbana informou que, nesta segunda-feira (01/02), foram intensificadas as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais da cidade para que as regras contidas no decreto de reabertura sejam devidamente cumpridas. 

Para isso, os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental e os da Vigilância Sanitária estão nas ruas para autuar os estabelecimentos que descumprirem os protocolos sanitários. Os comerciantes estarão sujeitos à interdição e multa no valor de R$ 18.359,66.

Desde o dia 11 de janeiro, data em que entrou em vigor o decreto 17.523, até este domingo (31/01), as equipes de fiscalização interditaram 71 estabelecimentos. Além disso, sete estabelecimentos foram multados por descumprimento da interdição.

O que pode funcionar

Bares e restaurantes podem funcionar de segunda a sábado, entre 11h e 22h, mas com a venda e consumo de bebidas alcoólicas liberada somente até 15h. Após o horário citado, os estabelecimentos poderão permanecer abertos, mas sem o comércio de álcool.

Lojas de rua podem funcionar entre 9h e 20h, de segunda à sábado. Além disso, as academias também poderão funcionar sem horário especificado, mediante agendamento dos clientes. Shoppings também receberam o sinal verde para reabrir, de 10h às 21h, também de segunda a sábado. 

Durante o período de restrição que durou três semanas, Kalil disse que fez “vista grossa” para estabelecimentos que burlaram as regras. “A partir de agora, a segurança será muito mais rígida porque ninguém é bobo. Está todo mundo vendo todo mundo de meia porta aberta. Por uma ‘questão de vista grossa’, nós achamos que era por bem deixar do jeito que estava”, explicou o prefeito durante coletiva de imprensa na última sexta.

Abordagens e fiscalizações

Entre os dias 19 de março de 2020 e 31 de janeiro de 2021, os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental contabilizaram:

  • 71.000 abordagens educativas em estabelecimentos comerciais;
  • 8.236 vistorias fiscais em estabelecimentos para verificação do cumprimento dos decretos da COVID-19;
  • 294 ações de interdições em estabelecimentos que insistiram em manter o funcionamento em desacordo com os decretos municipais;
  • 38 multas foram aplicadas por descumprimento de interdição.

Prefeito defende rigor

Desde o ano passado, Kalil defende rigor nas fiscalizações. Durante coletiva de imprensa em 25 de novembro, o prefeito prometeu o fechamento de estabelecimentos que descumprem as regras estabelecidas para conter a disseminação do novo coronavírus.

O prefeito chamou de “baderneiros” os cidadãos responsáveis por ignorar as recomendações. “Começamos hoje, para o próximo fim de semana, uma nova fiscalização. A ‘notinha’ e a ‘multinha’ acabaram; agora, vamos lacrar estabelecimentos. Estamos avisando aos baderneiros: vão ser presos. Monitoramos as redes sociais”, assegurou.

Segundo Kalil, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) tem papel fundamental no processo de vistoria. “Agora vamos fechar as portas dos irresponsáveis. Temos total apoio da PM. Chega de botar no ‘lombo’ do Kalil molecagem e irresponsabilidade”, protestou.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)