(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM BH

Kalil anuncia flexibilização do comércio em BH a partir de segunda (1º/2)

Prefeito de Belo Horizonte libera algumas atividades para funcionar a partir da próxima semana em esquema especial


29/01/2021 14:10 - atualizado 29/01/2021 20:28

 
Comércio não-essencial voltará a abrir a partir da próxima semana em BH(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Comércio não-essencial voltará a abrir a partir da próxima semana em BH (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou, nesta sexta-feira (29/01), a reabertura do comércio não-essencial na capital mineira a partir da próxima segunda-feira (1º/2). De acordo com o chefe do Executivo municipal, haverá regras definidas para a liberação das vendas presenciais.
  
                           Bares, restaurantes e comércio: 

Entre os setores liberados, estão os de bares e restaurantes. “Os bares e restaurantes abrem a partir das 11h até 22h, podendo vender bebida alcoólica até as 15h. De 11h às 15h a venda de bebida alcoólica é permitida. A partir de 15h ela é proibida, mas os restaurantes poderão ficar abertos até 22h”, disse Kalil.

O cenário do comércio em BH a partir de segunda-feira ficará semelhante ao que funcionava antes do fechamento dos estabelecimentos não essenciais, com lojas de rua funcionando entre 9h e 20h, de segunda à sábado. Além disso, academias também poderão funcionar sem horário especificado, mediante agendamento dos clientes. Shoppings também receberam o sinal verde para reabrir, de 10h às 21h, de segunda à sábdo.

O secretário Municipal de Planejamento, André Reis, disse que todos os horários serão divulgados ainda na tarde desta sexta-feira.
 
Confira, na lista abaixo, o expediente de cada área do comércio:

Lojas de rua e outros comércios varejistas: segunda a sábado, das 9h às 20h

Academias: sem restrição de horário, porém com agendamento.

Shoppings: de segunda-feira a sábado, das 10 às 21h, com restrição de ocupação.

Bares e restaurantes: de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h. Bebidas alcoólicas poderão ser comercializadas até as 15h.

Atividades em drive-in: todos os dias, das 14h às 23h59.

Padarias e lanchonetes, com consumo no local: todos os dias, das 5h às 22h, com restrição de ocupação.

Outras atividades: sem restrição de horário, mas com ocupação limitada.
 

Histórico


O prefeito anunciou o fechamento dos serviços não essenciais no dia 6 de janeiro. A portaria que trata da medida entrou em vigor no dia 11. Supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, sacolões, entre outros estavam no rol de atividades autorizadas a abrir as portas na cidade.

Desde então, setores do comércio passaram a negociar com a prefeitura uma flexibilização, sugerindo o escalonamento de dias permitidos para o funcionamento das lojas. Houve, também, protesto de algumas categorias na porta da sede do Executivo municipal pedindo para que os estabelecimentos voltassem a abrir.

Os últimos dias também foram marcados por batalhas judiciais. No dia 18 de janeiro, uma ação impetrada pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB) resultou numa liminar que permitia a reabertura do comércio em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira. A decisão, no entanto, foi derrubada após a prefeitura recorrer.

No entanto, na última terça-feira (26/01) o Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom-MG) conseguiu uma nova liminar para que o comércio em BH fosse aberto a partir do dia 4 de fevereiro. Neste caso, a prefeitura também recorreu, mas a resposta não saiu até o momento.

Indicadores


Durante boa parte de janeiro, o indicador que mede o nível de ocupação de leitos de terapia intensiva ficou acima dos 80%, 10% superior à margem do alerta vermelho, considerado pela Prefeitura de BH. No entanto, os três quesitos que são levados em conta para decidir o norte do comércio na capital mineira caíram nos últimos quatro dias.

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira (28/01) indicou queda nos três indicadores-chave. O número médio de transmissão por infectado (fator RT) teve o nono decréscimo seguido, de 0,96 para 0,95. Já a ocupação dos leitos de UTI caiu de 77,4% para 76,4%. Na mesma toada, a das enfermarias de 59,8% para 57,2%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)