Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO EM MINAS

COVID-19: Viçosa e Ubá iniciam aplicação da CoronaVac

Mais de 2 mil pessoas serão imunizadas nas cidades


20/01/2021 14:57 - atualizado 20/01/2021 16:14

Dorinha, Coordenadora da UTI COVID, foi a primeira pessoa vacinada em Ubá(foto: Divulgação/Prefeitura de Ubá )
Dorinha, Coordenadora da UTI COVID, foi a primeira pessoa vacinada em Ubá (foto: Divulgação/Prefeitura de Ubá )

Na manhã desta quarta-feira (20/1), Viçosa e Ubá, na Zona da Mata, receberam as primeiras doses da vacina contra a COVID-19. As primeiras doses foram aplicadas ainda pela manhã, em funcionárias do sistema de saúde.

Os dois municípios receberam 5.294 doses da CoronaVac. Diante da necessidade de aplicação de duas doses do imunizante, 2.647 pessoas serão imunizadas.

A enfermeira Maria das Dores Ribeiro Modesto, conhecida como Dorinha, coordenadora da UTI COVID, foi a primeira pessoa vacinada em Ubá. A solenidade ocorreu no Hospital Santa Isabel e também foram imunizadas a técnica em enfermagem Sônia Maria Lopes e a médica Andréa Honorato, todas com atuação na UTI COVID.

 

Logo após o ato simbólico, a vacinação dos profissionais de saúde da cidade teve início, nos hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paulo e São Januário.

 

Confira quem recebe o imunizante na primeira fase:

  • Trabalhadores na UTI COVID HSI
  • Trabalhadores da Saúde nos Hospitais Santa Isabel, São Vicente de Paulo, São Januário e Fhemig
  • Trabalhadores da Saúde na Unidade de Atendimento Municipal COVID-19 (Casa de Oração)
  • Idosos residentes e trabalhadores da Saúde no Asilo São Vicente de Paulo e Lar João de Freitas
  • Residentes do Serviço de Residência Terapêutica
  • Linha de frente das Estratégias de Saúde da Família
  • Samu
  • Corpo de Bombeiros
  • Motoristas do Setor de Transportes Assistenciais da SMS
  • Servidores do setor de Epidemiologia que atuam direto com os prestadores hospitalares
  • Linha de frente Policlínica Regional

 

 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que Ubá já confirmou 5046 casos da COVID-19 e 97 mortes. Atualmente 630 pessoas estão com a doença ativa.

Vacinação em Viçosa

 

Em Viçosa, a primeira dose da vacina foi aplicada na funcionária de carreira da secretaria de Saúde Maria Auxiliadora Carnelos Oliveira, de 56 anos, lotada na Sala de Vacinas – setor onde atua desde 1995.

 

Maria Auxiliadora trabalha na sala de vacinas da secretaria de Saúde de Viçosa desde 1995(foto: Divulgação/Prefeitura de Viçosa )
Maria Auxiliadora trabalha na sala de vacinas da secretaria de Saúde de Viçosa desde 1995 (foto: Divulgação/Prefeitura de Viçosa )
“O principal sentimento com certeza é de alívio. Enquanto profissional, me sinto segura por poder trabalhar sem um risco iminente de ser contaminada. Sinto-me extremamente valorizada, por ter sido escolhida como a primeira a ser vacinada e reconhecida por meu trabalho de anos imunizando a população viçosense”, relata Maria.

 

O município recebeu 1.386 doses da vacina. A primeira fase vai incluir todos os profissionais que estão na linha de frente do combate a COVID e os idosos residentes no Lar dos Velhinhos.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico, o município já registrou 2416 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, além de 14 óbitos. Viçosa possui 11 leitos UTI disponíveis para o tratamento da doença e, atualmente, cinco estão ocupados.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade