(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Kalil vai fechar ou não BH? Acompanhe ao vivo a entrevista coletiva

Aumento de casos e da ocupação de leitos preocupa a cidade, que registra desrespeito e aglomerações. Estado de Minas vai transmitir o pronunciamento a partir das 12h


25/11/2020 09:40 - atualizado 25/11/2020 12:24

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) e os integrantes do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 concedem entrevista coletiva nesta quarta-feira (25-11), às 12h, no Salão Nobre da prefeitura. O avanço do número de casos de coronavírus em Belo Horizonte aumenta também o debate: a cidade vai voltar a fechar o comércio?

 

O Estado de Minas vai transmitir o pronunciamento ao vivo através do Facebook e pela página em.com.br. Nessa terça-feira (24), o comitê, composto de especialistas da área da saúde, se reuniu para discutir o aumento de casos nas últimas semanas.

 

Fazem parte do grupo o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano Silva; o infectologista membro da Sociedade Mineira e Brasileira de Infectologia, Carlos Starling; e o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e doutor em doenças infecciosas e parasitárias, Unaí Tupinambás.

Feira Hippie ficou lotada neste último domingo (22)
Feira Hippie ficou lotada neste último domingo (22) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


Belo Horizonte registrou 518 novos casos de COVID-19 e quatro mortes entre o boletim divulgado na última sexta-feira (20) e o informe publicado nessa segunda-feira (23). Ao todo, a capital mineira tem 52.870 diagnósticos positivos para a doença e já constatou 1.614 vidas perdidas provocadas pelo coronavírus.


No boletim dessa segunda (23), o que mais chamou a atenção foi o aumento na ocupação de leitos na capital mineira. De acordo com o informe, 39,5% das vagas de terapia intensiva estão com pacientes, enquanto a mesma taxa está em 37,1% em unidades de enfermaria. Na sexta, os números estavam em 37% e 34,2%. Na segunda passada, os índices estavam em 31,8% e 29,8%, respectivamente.

Apesar do aumento, os dois parâmetros permanecem na fase controlada, abaixo dos 50%. A prefeitura considera no índice a rede SUS e a suplementar.

Bares advertidos 


O desrespeito às normas sanitárias tem causado prejuízo em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, pelo menos 891 estabelecimentos foram advertidos desde o início da pandemia até outubro.

No mesmo período, 9.433 vistorias relacionadas à COVID-19 foram realizadas pela Vigilância Sanitária, o que significa uma média de 314 atendimentos por semana. 

Feira Hippie lotada

Em 27 de setembro, a Avenida Afonso Pena voltou a ser fechada para o trânsito de carros para dar espaço aos artesãos que ficaram seis meses em casa por causa do isolamento social necessário para conter a pandemia do novo coronavírus.

Naquela data não foi registrada aglomeração, já que o espaço foi ampliado, com maior distanciamento entre as barracas. Com as novas normas, a feira ocupa um espaço maior, indo desde a Praça Sete, no quarteirão entre as ruas Carijós e Rio de Janeiro, até a Rua dos Guajajaras.

No entanto, parece que a reabertura das atividades econômicas na capital deixou os belo-horizontinos menos cuidadosos com a prevenção ao novo coronavírus e o cenário foi mudando aos poucos. No último dia 1º, a lotação não era a mesma de antes da pandemia, mas, nos corredores, centenas de pessoas circulavam sem usar a proteção facial ou com ela colocada de forma indevida no queixo. 

Milhares de pessoas também tomaram a Avenida Afonso Pena, no novo (e maior) trecho em que contempla a Feira de Arte, Artesanato e Produtores de Variedades, conhecida como Feira Hippie, na manhã do último domingo (22).

Cirurgias suspensas

Na última sexta (20), a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou mais uma vez a suspensão de cirurgias eletivas diante do aumento nos casos. Em comunicado assinado pelo secretário de Saúde, Jackson Machado na sexta-feira (20) e enviado aos hospitais da capital mineira, a recomendação é que os serviços privados procedam da mesma forma.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)