(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FERIADO

Finados: cidades do Centro-Oeste de Minas adotam restrições para visitas a cemitérios

Em Divinópolis, acesso será permitido apenas para quem se cadastrar; uso de máscaras e distribuição de álcool em gel serão adotados nos municípios


29/10/2020 10:07 - atualizado 29/10/2020 17:59

Os cemitérios serão preparados para receber os visitantes(foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
Os cemitérios serão preparados para receber os visitantes (foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)

Em meio a pandemia do novo coronavírus, Cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais estão se preparando para o Dia de Finados. Celebrado no dia 02 de novembro, haverá restrições para o recebimento de visitas. Normas sanitárias deverão ser adotadas e em, Divinópolis, apenas quem se cadastrou terá acesso aos 11 cemitérios.

 

O cadastramento poderá ser feito até às 17 horas desta quinta-feira (29) no Serviço Municipal do Luto. É obrigatória a apresentação do registro de propriedade do túmulo para efetivar o agendamento. Serão autorizadas 100 visitantes por hora, de 7h às 17h, sendo cinco por tumulo. Pessoas com idade acima de 60 anos tem preferência nos horários da manhã.

 

As normas foram estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Apresentamos um protocolo para a secretaria responsável pelo serviço do luto e ele tem as regras de distanciamento, ocupação e cuidados que as pessoas devem ter”, explicou o secretário da pasta, Amarildo de Sousa. Os técnicos da saúde também realizaram o treinamento com os profissionais que atuarão no controle.

 

Para ter acesso aos cemitérios da cidade, o visitante terá que usar máscara e manter o distanciamento social das demais pessoas. Agentes de saúde darão apoio aos servidores do Luto, com aferimento de temperatura e aplicação de álcool-gel. Haverá também a ação de Fiscais de Posturas para coibir a venda de flores, velas ou qualquer outro tipo de produto nas imediações. 

 

Para quem não se enquadrar nos protocolos estabelecidos, os cemitérios ficarão abertos no sábado (31) e domingo (01), das 08 às 17 horas, sem a necessidade de cadastramento. Bastará ao visitante observar apenas as regras relacionadas ao coronavírus.

 

No Cemitério da Paz, localizado no Centro, todos os protocolos de visita serão mantidos. Porém, a área interditada pela Defesa Civil em decorrência do desabamento de parte da estrutura na divisa com o imóvel ao lado, não será liberada para visitação. O desmoronamento foi registrado em janeiro deste ano. Os restos mortais continuam no terreno vizinho, ainda sem previsão para serem resgatados. 

 

Mais flexíveis

 

Em outras cidades do Centro-Oeste as regras estão mais flexíveis. Sem a necessidade de cadastramento, o cemitério de Carmo do Cajuru funcionará das 07 horas às 17 horas. As missas serão permitidas apenas nas igrejas. Já em Nova Serrana e Santo Antônio do Monte os cultos religiosos estão autorizados. A orientação é para que os cuidados básicos sanitários sejam tomados.

 

A recomendação é a mesma para quem for visitar os cemitérios em Bom Despacho. O uso de máscara é obrigatório e deve ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros. A Secretaria Municipal de Saúde pede para as visitas serem breves e para que a população dê preferência para o sábado (31) e domingo (01) que antecedem a data.

 

Totens de álcool em gel serão instalados nos cemitérios de Itapecerica. Não haverá restrições quanto ao número de pessoas por túmulo, entretanto será exigido o uso de máscaras. Já em Formiga, haverá controle de acesso. Também haverá disponibilização de álcool para assepsia das mãos.

 

*Amanda Quintiliano e Fernanda Barreto especial para o EM

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)