(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ONDA AMARELA

Saiba como vai funcionar o comércio de Betim e Ibirité no feriadão de 7 de setembro

Bares e restaurantes das cidades têm permissão para funcionar com o consumo no local, porém sem aglomeração


04/09/2020 17:50 - atualizado 04/09/2020 19:23

Fim de semana prolongado terá bares e restaurantes abertos em Betim(foto: Émile Patrício/Especial para o EM)
Fim de semana prolongado terá bares e restaurantes abertos em Betim (foto: Émile Patrício/Especial para o EM)

Com as cidades adotando protocolos de segurança por causa da pandemia da COVID-19 e a chegada de um fim de semana prolongado – o feriado de 7 de setembro será na segunda-feira –, saiba como está a flexibilização do comércio nem Betim e Ibirité, situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

 

Betim está classificada na onda amarela do Programa Minas Consciente do governo do estado. Com isso, o comércio não essencial está autorizado a funcionar de segunda a segunda, das 10h às 20h.

Bares e restaurantes se encaixam nesse protocolo, porém com restrições para não haver aglomerações. Todas as medidas de biossegurança continuam sendo exigidas.

Vale pontuar que ainda permanecem impedidas atividades como recreação e lazer, eventos, manifestações, eventos artísticos, eventos esportivos e cinema, por exemplo.

Segundo a prefeitura, o comércio de Betim não irá funcionar no feriado.   

 

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (4) aponta que Betim acumula 4.892 casos da COVID-19, sendo 4.577 já recuperados e 181 mortes pela doença.

 

Cidade Vizinha

Vizinha à Betim, Ibirité, também se encontra na onda amarela do Minas Consciente, e terá bares e restaurantes funcionando com o consumo local neste feriadão, porém desde que não haja aglomeração.  

 

Por nota, a Prefeitura de Ibirité, diz que o comitê de enfrentamento à COVID-19 vai continuar tomando todas as medidas para evitar o avanço da doença. E promete fiscalizar os estabelecimentos.

“Neste feriado prolongado, a secretaria de Saúde, em conjunto com a Vigilância Sanitária, vai intensificar as fiscalizações. Estamos orientando todos os estabelecimentos a cumprirem os critérios de funcionamento que são: aferição de temperatura e álcool 70% para a higienização das mãos na entrada; limite de clientes dentro do ambiente de acordo com o tamanho do estabelecimento; distanciamento social; uso obrigatório de máscaras enquanto não estiver consumindo; máximo de quatro pessoas por mesa;  espaçamento de dois metros entre as mesas e higienização das mesas após o uso”, explica.

A prefeitura ainda orienta que os cidadãos deem preferência aos serviços de delivery ou de retirada no local. 

 

As equipes de fiscalização atuam de segunda à sexta-feira, mas nos finais de semana há o plantão, com o suporte da Polícia Militar. Denúncias podem ser feitas, nos finais de semana e feriado, pelo telefone (31) 99392-7021.

 

Os números do novo coronavírus em Ibirité seguem em crescimento. Até esta sexta-feira (4), o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal aponta 1.540 casos acumulados, sendo 935 recuperados e 56 mortes. 

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)