Publicidade

Estado de Minas LUTO

Samu homenageia médico morto pela COVID-19 com carreata no Norte de Minas

Profissional de saúde teve atuação destacada em socorro às vitimas de incêndio de creche em Janaúba, em 2017


14/08/2020 18:39 - atualizado 14/08/2020 19:43

Ambulâncias do Samu fizeram o cortejo pelas ruas de Montes Claros e foram até o cemitério Parque dos Montes Claros(foto: Samu Macro Norte/Divulgação)
Ambulâncias do Samu fizeram o cortejo pelas ruas de Montes Claros e foram até o cemitério Parque dos Montes Claros (foto: Samu Macro Norte/Divulgação)

Nesta sexta-feira (14), uma carreata de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) chamou a atenção nas ruas e avenidas de Montes Claros, no Norte de Minas. 

 

A carreata foi uma  homenagem dos servidores do Samu ao médico Francisco Honorato Souza Lino, de 43 anos, que atuava no serviço móvel e morreu na quinta-feira (13), vítima do coronavírus (COVID-19).

Por meio de nota, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun/Samu Macro Norte) lamentou a morte do médico e lembrou que ele “esteve na linha de frente, prestando socorro a várias pessoas acometidas pela doença que, por ironia do destino, acabou por ceifar sua própria vida, a COVID-19”.

 

Ainda na nota, a coordenação regional do Samu ressalta que o médico teve uma “atuação brilhante” no socorro às vítimas em casos de repercussão nacional, como o incêndio da antiga  “Creche Gente Inocente”, em  Janaúba, na mesma região, ocorrido em 5 de outubro de 2017, “momento em que levou esperança a crianças que ainda tinham um belo futuro pela frente”.

 

A tragédia na unidade de ensino infantil deixou  14 pessoas mortas – entre elas 10 crianças e a professora Helley de Abreu Silva Batista, que dá nome uma nova creche construída no local. Mais de 50 pessoas ficaram feridas no incêndio, provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, que também morreu.

 

Em outro  momento, recordam servidores do Samu Macro Norte, Francisco Horonato salvou um homem de 39 anos que sofreu parada respiratória em um shopping de Montes Claros. Quando a equipe chegou ao local, a vítima já estava sem pulso e foi reanimada pelos socorristas. Honorato realizou, ali mesmo, a intubação do paciente. “Graças à intervenção precisa do médico, hoje a vítima leva uma vida normal ao lado da família”, destaca o Samu.

 

Na carreata nesta sexta-feira, as ambulâncias do serviço de atendimento móvel percorreram várias ruas e avenidas da cidade de Montes Claros com um laço negro, simbolizando o luto pela perda do companheiro. O cortejo seguiu até o Cemitério Parque dos Montes, onde o corpo do médico foi sepultado.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

Contaminaçao de profissionais da saúde

Em entrevista ao Estado de Minas, nessa terça-feira (11), a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, informou que, embora a COVID-19 “caminhe para o pico” na cidade, uma preocupação no município é a quantidade de profissionais da saúde contaminados com a doença.

 

Ela declarou que 10% dos profissionais da saúde da cidade testaram positivo para o coronavírus –inclusive ela própria foi diagnosticada nessa segunda-feira (10) –, o que corresponde a quase 300 trabalhadores do setor. A secretária está em isolamento domiciliar, sendo que continua a frente das ações de enfrentamento da pandemia na cidade.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade