(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NORTE DE MINAS

Montes Claros reduz horário de funcionamento de bares e restaurantes

Para frear o novo coronavírus, prefeitura também limitou para cinco o número de pessoas em reuniões e alterou os horários nos parques do município


17/07/2020 18:24 - atualizado 17/07/2020 19:00

Prefeitura de Montes Claros restringe o funcionamento de bares e parques por causa do avanço da doença(foto: Fábio Marçal/divulgação)
Prefeitura de Montes Claros restringe o funcionamento de bares e parques por causa do avanço da doença (foto: Fábio Marçal/divulgação)
A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, decidiu restringir o horário de funcionamento de bares e restaurantes e reduzir a quantidade permitida de pessoas em encontros na tentativa de frear o avanço do novo coronavírus. O tempo de abertura dos parques do município também foi reduzido. 

De acordo com o decreto, o endurecimento das medidas foi feito “considerando que os avanços na disseminação dos casos da COVID-19 exigem, por parte do Poder Público Municipal, a adoção de providências para evitar o descontrole da situação epidemiológica”. 

Até esta sexta-feira (17), de acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 674 casos da COVID-19 na cidade (409,34 mil habitantes), com a confirmação de nove mortes causadas pela doença – 343 pacientes se recuperaram. 

Os hospitais locais contam com 26 pacientes com coronavírus internados em leitos de Unidade de  Terapia Intensiva (UTI), dos quais sete de outras cidades do Norte do estado. 

Em leitos clínicos (de enfermaria) há 35 pacientes com a COVID-19, sendo que tres deles são moradores de outros municípios da região. 

Conforme decreto assinado pelo prefeito  de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), os bares, restaurantes e lojas de conveniência da cidade podem funcionar das 8h às 20h. A exceção é para os estabelecimentos situados às margens de rodovias, para não prejudicar o atendimento aos trabalhadores do transporte. 

Desde a implantação da quarta etapa da flexibilização da economia local – do chamado “Plano Avança Moc, com responsabilidade”, os bares e restaurantes vinham funcionando das 8h às 22h de domingo a quinta-feira, e das 8h às 23h às sextas e sábados. 

Ainda conforme o decreto municipal (número 4.074) os parques municipais poderão funcionar das 8h às 18h. 


Reuniões limitadas a cinco pessoas


Em relação aos encontros de pessoas, a restrição foi maior. De acordo com a decisão do chefe do Executivo municipal, está “proibida” a realização de reuniões particulares na cidade com mais de cinco pessoas. Ate então, estavam autorizadas reuniões no município com até 25 participantes. 

Ainda por meio do decreto, o prefeito Humberto Souto designou um “exército” de 500 agentes comunitários de saúde, colocados à disposição da Vigilância Sanitária para fiscalizar o cumprimento das medidas preventivas pela população e pelos estabelecimentos comerciais, sujeitos ao pagamento de multas, em casos de descumprimento.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)