(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NÚMEROS

Montes Claros confirma a quinta morte por coronavírus

O paciente, de 90 anos, foi internado nesse domingo (5) e morreu nessa segunda-feira (6)


08/07/2020 17:16 - atualizado 08/07/2020 17:35

Montes Claros registrou a quinta morte por COVID-19(foto: Reprodução/ Internet)
Montes Claros registrou a quinta morte por COVID-19 (foto: Reprodução/ Internet)
A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, confirmou nesta quarta-feira (8) a quinta morte provocada pela COVID-19 no município. Trata-se de um homem de 90 anos, que tinha comorbidade (cardiopatia) e vivia acamado. De acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, até esta quarta-feira, a cidade teve 359 casos confirmados do coronavírus e 224 pessoas se curaram da doença. 

Conforme as informações da Secretaria de Saúde do Município, o paciente de 90 anos sentiu os sintomas da COVID-19 no dia 28 de junho. Ele foi internado no domingo (5), no Hospital Universitário Clemente de Faria, e morreu na segunda-feira (6). 

O órgão municipal revelou ainda que o idoso recebeu a visita de parentes de outra cidade, mas não divulgou o nome do município, não informando . Não foi informado também se os familiares dele foram submetidos aos testes para o coronavírus. 

De acordo com boletim da prefeitura, nos hospitais de Montes Claros, atualmente, há 42 pessoas internadas por causa da COVID-19. Trinta pacientes são de Montes Claros e 12 vêm de outras cidades da região.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade polo do Norte de Minas é de 44%, enquanto o percentual de ocupação dos leitos clínicos é de 78%.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)