(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

COVID-19: amostras de esgoto indicam que contaminação em BH pode ter atingido o pico

Estimativa sofre redução nesta semana, retornando ao nível coletado há duas semanas, mas conclusão depende da análise nas próximas semanas. Estudo é divulgado semanalmente pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto


07/08/2020 20:27 - atualizado 07/08/2020 20:52

Projeção do foco de COVID-19 nos esgotos diminui em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Projeção do foco de COVID-19 nos esgotos diminui em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A estimativa de foco de coronavírus nos esgotos de Belo Horizonte teve recuo nesta semana. De acordo com boletim divulgado semanalmente pelo Movimento COVID Esgotos, pelo menos 500 mil pessoas teriam sido infectadas. Os casos confirmados na localidade abrangida pelo projeto chegam a menos de 20 mil.
 
A projeção anterior mostrava um contaminação de pelo menos 850 mil indivíduos, com dados divulgados na semana passada. De acordo com os estudiosos que participam do projeto, o retorno ao patamar anterior de estimativa pode indicar que o pico da infecção tenha sido atingido, mas qualquer conclusão ainda dependerá da observação dos resultados nas próximas semanas de coletas de amostras de esgotos.

As amostras foram coletadas na bacia do Rio Arrudas e no Córrego do Onça, que abrange vários bairros de Belo Horizonte e Contagem. Os pesquisadores reforçam que não há evidências da transmissão do vírus através das fezes (transmissão feco-oral) e que o objetivo do levantamento é mapear os esgotos para indicar áreas com maior incidência da doença e usar os dados obtidos a partir do esgoto como uma ferramenta de aviso precoce para novos surtos.

“Os resultados de população infectada estimada total apresentados mostram um retorno ao patamar de cerca de 500 mil pessoas (tal como observado nas semanas epidemiológicas 27 e 29), reiterando a expectativa de que o platô da curva epidêmica de Belo Horizonte tenha sido atingido. Tal hipótese poderá ser confirmada a partir dos resultados das próximas duas ou três semanas de monitoramento”, indica a pesquisa, que começou a ser desenvolvida no mês de abril.

O trabalho terá duração de 10 meses. Na última semana, os estudiosos também modificaram os pontos de coleta de efluentes, passando a monitorar 17 sub-bacias de esgotamento, já que o monitoramento de dois dos três hospitais de referência para o tratamento de pacientes com a COVID-19 foi encerrado.

Apesar da redução do foco de COVID-19, o Arrudas e o Córrego do Onça permanecem concentrando 100% de foco de COVID-19 nas amostras analisadas. Essa tendência foi observada desde a análise feita no Arrudas de 8 a 12 de junho e no Onça a partir de 25 a 29 de maio. 

O projeto Monitoramento COVID Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)