Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO CONSCIENTE

BH: Reabertura impõe cuidados redobrados à circulação em táxis e carros de aplicativos; veja regras

Maior fluxo de pessoas nas ruas aumenta potencial de propagação do novo coronavírus; relembre medidas de proteção definidas pela BHTrans


05/08/2020 08:17 - atualizado 05/08/2020 11:03

Consciente e criativo, motorista de aplicativo de BH instalou até mesmo barreira de plástico entre os bancos de seu veículo para minimizara a propagação da COVID-19(foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Consciente e criativo, motorista de aplicativo de BH instalou até mesmo barreira de plástico entre os bancos de seu veículo para minimizara a propagação da COVID-19 (foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Após mais de um mês de suspensão, a retomada as atividades econômicas em Belo Horizonte, liberada pela prefeitura a partir desta quinta-feira (6), é aguardada com ansiedade por consumidores, comerciantes, trabalhadores de todas as categorias. A corrida às compras promete intensificar o fluxo de chamadas de táxis e motoristas de aplicativos, o que aumenta o potencial de propagação do novo coronavírus

A adoção de medidas de segurança simples por passageiros e motoristas, no entanto, ajuda a conter o avanço da doença, permitindo que o processo de flexibilização da capital continue fluindo. As normas constam na Portaria N.° 046/2020, editada em 19 de março pela BHTrans. Veja quais são.

  • Ar-condicionado: a principal recomendação é que os veículos circulem com as janelas abertas, sem acionamento da refrigeração.

  • Pagamento: se possível, acerte a corrida com cartões de crédito e débito, ou por meio do aplicativo utilizado para fazer a chamada. O pagamento em dinheiro favorece o espalhamento de micróbios.

  • Infectados: a portaria editada pela BHTrans proíbe a operação de veículos por taxistas e motoristas com sintomas da COVID-19

  • Higiene: os motoristas devem oferecer álcool em gel aos clientes, além de limpar adequadamente as próprias mãos após cada viagem ou depois de manusear dinheiro. A máquina de cartão também precisa ser higienizada a cada uso. 

  • Limpeza dos carros: pontos de contato dos operadores e clientes precisam ser limpos ao menos três vezes por dia com álcool em gel ou soluções indicadas pelas autoridades de saúde. São eles: volantes, manoplas do câmbio, freio de estacionamento, maçanetas externas e internas, apoios de braço ou mão, botão de acionamento do vidro elétrico e/ou maçaneta do vidro manual. A limpeza externa é recomendada a cada 24 horas. 

***

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade