(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS CONSCIENTE

Lojas de shoppings e galerias de Betim serão reabertas nesta quarta

A decisão, que faz parte da 'Onda Verde' do programa 'Minas Consciente', foi anunciada, nessa terça-feira (28), pelo prefeito Vittorio Medioli


29/07/2020 09:44 - atualizado 29/07/2020 10:25

As atividades que estão de acordo com a
As atividades que estão de acordo com a "Onda Verde" poderão ser retomadas (foto: Divulgação/ Portage Shopping Betim)
A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou, nessa terça-feira (28), que shoppings e galerias serão reabertos a partir desta quarta-feira (29). Segundo o governo municipal, poderão funcionar as lojas que estão dentro dos centros comerciais e que se adéquam às normas da “Onda Verde", do plano “Minas Consciente”.

A prefeitura informou que dentro da ”Onda Verde” poderão funcionar, seguindo as recomendações sanitárias das autoridades de saúde, farmácias, óticas, bancos, lavanderias, lotéricas, atendimento de saúde, vendas de alimentos, lojas de manutenção e de equipamentos de segurança do trabalho, material de construção e igrejas. (Para acessar a lista completa, clique aqui)

A decisão foi tomada depois de o prefeito, Vittorio Medioli (PSD), fazer uma consulta ao governo do estado para saber quais setores podem funcionar durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) por meio do programa “Minas Consciente” – como anunciado por ele em uma rede social.

Boa tarde, pessoal! Acompanhe novas informações sobre o funcionamento do comércio da cidade.

Publicado por Vittorio Medioli em Terça-feira, 28 de julho de 2020
 

Segundo o chefe do Executivo municipal, “eles nos responderam e deram o aval. Com isso, essas atividades consideradas essenciais poderão a voltar a abrir dentro dos shoppings.

No mês passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerias (TJMG) determinou que os municípios deveriam aderir ao plano e, a partir disso, caberia ao estado decidir sobre a reabertura das atividades comerciais. Betim ingressou no programa em 16 de julho.

De acordo com o governo de Minas, só serão permitidas, nos shopping centers, as retomadas das atividades comerciais liberadas pelo plano “Minas Consciente” em conformidade com as ondas estabelecidas por cada macrorregião de saúde. 

"O protocolo que deve ser adotado para os empresários que gerenciam Shopping Centers (Gestão e administração da propriedade imobiliária (Shopping) pode ser acessado na aba para empresários do site. Além disso, cada estabelecimento, no interior dos shoppings, deve seguir o protocolo indicado para a sua atividade", afirmou o governo.

Minas Consciente


O programa criado pelo governo de Minas Gerais, e anunciado pelo governador Romeu Zema (Novo) em 22 de abril, propõe a retomada gradual do comércio, serviços e outros setores, por meio da adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários classificados em “ondas”.

Uma determinação judicial, de 9 de julho, definiu que os municípios que não aderirem ao “Minas Consciente” devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais.

COVID-19 em Betim


Betim registrou, até a manhã dessa terça-feira (28), 2.377 casos confirmados da doença, sendo que 81 terminaram em morte. Já se recuperaram 1.978 pessoas. Outras 289 ainda estão cumprindo o isolamento domiciliar e 29 pessoas estão internadas.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 20.453 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)