(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SURTO

Asilo em Alfenas tem mais três mortes por COVID-19 e outras três estão sob investigação

Já são sete óbitos na instituição; até o momento, 20 residentes e nove funcionários foram infectados


21/07/2020 17:32 - atualizado 21/07/2020 18:05

Quase 30 pessoas ligadas ao asilo foram infectadas pela COVID-19(foto: Lar São Vicente de Paulo/Divulgação)
Quase 30 pessoas ligadas ao asilo foram infectadas pela COVID-19 (foto: Lar São Vicente de Paulo/Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas confirmou, na manhã desta terça-feira (21), mais três mortes em decorrência do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Lar São Vicente de Paulo, no município do Sul de Minas. Os óbitos também foram certificados pela secretaria do asilo, que informou que outras três mortes na unidade estão sob investigação.

Os óbitos diziam respeito a duas idosas e um idoso, mas que não tiveram as idades divulgadas. Ao todo, sete residentes da instituição faleceram por causa da doença.

Na última quinta-feira (17), quatro internos do asilo, que também contraíram a COVID-19, morreram. Em entrevista ao Estado de Minas na semana passada, a diretora da instituição, Flávia Correa, informou que a primeira morte é referente a um homem de 81 anos, que estava internado no Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, e morreu em 7 de julho.

O segundo registro ocorreu na segunda-feira (13) e é relacionado a uma mulher de 73 anos, que estava internada na Santa Casa do município. Na quarta (15), a terceira vítima: um homem de 81 anos.

O quarto óbito foi registrado um dia depois, na quinta-feira (16): uma mulher de 97 anos teve complicações em seu quadro clínico e morreu. 

Também na semana passada, a prefeitura estava investigando mais duas mortes ligadas ao asilo. Segundo o Executivo municipal, os óbitos suspeitos eram de uma mulher de 97 anos que tinha comorbidades. 

O segundo dizia respeito a um homem de 85 anos que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa.

Para a confirmação da causa das mortes, a Secretaria de Saúde coletou material para a realização do exame comprobatório. 

Transferência


Na última sexta-feira (17), os idosos do asilo começaram a ser transferidos para uma casa de abrigo temporário cedida pela ONG Vida Viva, que realiza atendimentos a pacientes em tratamento de câncer. Os internos da casa de acolhimento ficarão hospedados em hotéis custeados pela prefeitura, enquanto o abrigo for utilizado para o isolamento dos idosos infectados.

A ONG Vida Viva disponibilizou 24 leitos da casa de apoio para receber os moradores do asilo que tiveram diagnóstico confirmado para a presença do vírus no organismo. 


Surto no asilo


O surto da doença na casa de acolhimento teve início em 1º de julho, quando duas mulheres – uma interna de 87 anos e uma funcionária, de 41 – testaram positivo para a presença do vírus no organismo. As confirmações vieram após uma testagem de prevenção, a partir de testes rápidos, já que nenhuma delas apresentou sintomas.
 
Por meio de um boletim emitido e divulgado pelo Lar São Vicente de Paulo no Facebook, a instituição informou que 20 residentes foram infectados pelo coronavírus. Além deles, outros nove funcionários contraíram a doença. 

Até o momento, três idosos e sete colaboradores já estão curados e de volta às atividades.

Testagem em massa


Segundo a secretaria da Instituição, funcionários e moradores do asilo começaram, nessa segunda-feira (20), uma nova testagem para diagnóstico da doença. 

Ao todo, cerca de 200 pessoas serão testadas em uma ação patrocinada pelo Rotary Clube, que ofertou 190 exames ao Lar. A instituição colaboradora conseguiu direcionar para o município a doação de equipamentos de proteção individual (EPI) para a realização dos exames.

Os profissionais de saúde do asilo fizeram um treinamento para o trabalho de coleta das amostras dos pacientes.

COVID-19 em Alfenas
 

Alfenas registrou, até a tarde dessa segunda-feira (20), 128 casos confirmados da doença, sendo que oito terminaram em morte. Já se recuperaram 66 pessoas. Onze ainda estão internadas e outras 43 estão cumprindo o isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades de saúde.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.185 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
 
*Estagiário sob supervisão de Álvaro Duarte
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)