(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SURTO

Asilo de Alfenas tem quatro mortes por COVID-19 e mais duas em investigação

Com o surto da doença no Lar São Vicente de Paulo, 25 pessoas foram infectadas, entre internos e funcionários


17/07/2020 12:09 - atualizado 17/07/2020 19:07

Surto de COVID-19 no asilo de Alfenas começou em 8 de julho(foto: Reprodução/ Internet)
Surto de COVID-19 no asilo de Alfenas começou em 8 de julho (foto: Reprodução/ Internet)
A Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas informou na tarde dessa quinta-feira (16) que as mortes de dois idosos, internos do asilo do município da Região Sul de Minas Gerais, são suspeitas de terem sido provocadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Até o momento, o Lar São Vicente de Paulo têm 25 casos positivos, entre internos e funcionários, além de quatro mortes de idosos já confirmadas em decorrência da COVID-19.

Segundo a prefeitura, um dos óbitos suspeitos é de uma mulher de 97 anos que tinha comorbidades. Ainda de acordo com a administração municipal, ela faleceu na casa de acolhimento.

O outra morte investigada é de um homem 85 anos que estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa do município.

Para a confirmação da causa das mortes, a Secretaria de Saúde coletou material para a realização do exame comprobatório. 

O surto da doença na casa de acolhimento teve início em 1º de julho, quando duas mulheres – uma interna de 87 anos e uma funcionária de 41 – testaram positivo para a presença do vírus no organismo. As confirmações vieram após uma testagem de prevenção, a partir de testes rápidos, já que nenhuma delas apresentou sintomas.

Surto no asilo

 
Em entrevista ao Estado de Minas, a diretora do Lar São Vicente de Paulo, Flávia Correa, confirmou, nesta sexta (17), que 20 internos foram infectados pelo coronavírus. Além deles, cinco funcionários do asilo testaram positivo para a doença.
 
A instituição, que atualmente conta com 112 idosos, ainda informou que duas mulheres, uma de 87 anos e a outra de 76, já estão recuperadas. Sete idosos permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Dos cinco funcionários que também contraíram a COVID-19, três estão de volta ao trabalho.

De acordo com um informativo divulgado pelo Lar São Vicente de Paulo, a primeira morte na instituição é referente a um idoso de 81 anos, que estava internado no Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, e morreu em 7 de julho.
 
Nessa segunda (13), o segundo óbito, relacionado a uma mulher, de 73 anos, que estava internada na Santa Casa, foi relatado pelo asilo. Na quarta (15), a terceira vítima: um homem, de 81 anos.
 
O quarto óbito ocorreu nessa quinta-feira (16). Uma mulher, de 97 anos, teve complicações em seu quadro clínico e morreu.

A diretora do lar de acolhimento informou a reportagem que todas as vítimas da COVID-19 relacionadas ao asilo tinham comorbidades e estavam acamadas havia anos. 
 
Ela ainda contou que desde o início da pandemia do novo coronavírus a direção do asilo adotou medidas preventivas para proteção dos idosos, que fazem parte do grupo de risco. Segundo Flávia, as visitas à instituição estão suspensas desde 3 de março.
 
"O sentimento que tenho é de perda, algo muito ruim. Cada idoso que falece não é só mais uma pessoa que morre, é um pedaço de nós que se vai. É como se fosse um membro da nossa família partindo", declarou a diretora da entidade. 

Ainda de acordo com a direção do asilo, após a confirmação dos casos positivos, os idosos infectados foram colocados em uma área separada dos demais, para evitar o contagio da doença. 
 
Na segunda-feira (20), será feita outra testagem em massa nos internos do Lar São Vicente de Paulo.

COVID-19 em Alfenas

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, Alfenas têm 102 casos confirmados da doença, sendo que cinco terminaram em morte. Já se recuperaram 57 pessoas. Sete ainda estão internadas e outras 33 cumprem isolamento domiciliar.

Ainda conforme o boletim, 1.036 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
 
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)