Publicidade

Estado de Minas BOLSA DE ESTUDO

Google abre inscrições para programa de incentivo à pesquisa

Latin American Research (LARA) tem categoria especial para o combate à COVID-19. Este ano, vão ser distribuídos R$ 2,5 milhões para os projetos


postado em 02/07/2020 18:42 / atualizado em 02/07/2020 19:57

Começa hoje (02) as inscrições para a oitava edição do Latin American Research Awards (LARA), o programa de bolsas de pesquisas para a América Latina do Google(foto: Josh Edelson)
Começa hoje (02) as inscrições para a oitava edição do Latin American Research Awards (LARA), o programa de bolsas de pesquisas para a América Latina do Google (foto: Josh Edelson)
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Latin American Research Awards (LARA), o programa de bolsas de pesquisas para a América Latina do Google. Este ano, a novidade é a seção especial para projetos que buscam estudar e encontrar melhores soluções tecnológicas para o combate e a diminuição dos efeitos do novo coronavírus.

De acordo com o Google, a América Latina tem potencial de um grande polo de inovação. E só em 2019, foram 15 projetos brasileiros que receberam a bolsa de estudos do programa. E neste ano, o LARA vai distribuir R$ 2,5 milhões para os projetos de mestrado, doutorado e também para os orientadores acadêmicos.  

Os campos de pesquisa que vão ser contemplados são:
  • Saúde/COVID-19;
  • Geo/Maps;
  • Interação entre humanos e computadores;
  • Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);
  • Internet das Coisas (incluindo cidades inteligentes);
  • Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);
  • Dispositivos móveis;
  • Processamento natural de línguas;
  • Interfaces físicas e experiências imersivas;
  • Privacidade;
  • Outros tópicos relacionados a pesquisas na web.

O projeto Latin American Research Awards surgiu em 2013, em parceria com universidades locais. O objetivo, segundo o Google, é fortalecer a conexão da pesquisa com a economia e a sociedade em geral e aumentar a circulação do conhecimento.Até a sétima edição foram distribuídos mais de 3,5 milhões de dólares para mais de 120 projetos.

E quem tiver o interesse de participar do programa, as inscrições estão disponíveis até o dia 30 de julho e todas as instruções estão no site do LARA.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade