Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

'Coronaoquê?': Desenhos explicam o que é o coronavírus para crianças

Laboratório cria uma série de vídeos sobre a pandemia, com linguagem adaptada para público infantil


postado em 29/06/2020 18:37 / atualizado em 29/06/2020 20:05

Vídeos utilizam a linguagem lúdica para explicar a pandemia para crianças e ensiná-las a como se proteger(foto: Divulgação)
Vídeos utilizam a linguagem lúdica para explicar a pandemia para crianças e ensiná-las a como se proteger (foto: Divulgação)
Se entender tudo que estamos vivendo já é complicado para quem é adulto, imagine como deve estar a cabeça das crianças. Para facilitar essa comunicação com o público infantil, o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, desenvolveu o “Coronaoquê?”. 

Uma série de vídeos que utiliza a linguagem de desenhos para explicar temas em evidência no debate público sobre a pandemia. O primeiro episódio conta o que é o novo coronavírus, recomendações de proteção, como higienizar as mãos, o uso de máscaras e distanciamento físico.
 
“Ela já veio da escola com muita informação sobre o que é o corona, que não pode abraçar o colega, essas coisas mais básicas. Para a gente foi mais difícil explicar o motivo da máscara, o medo de sair de casa”, conta Gisele Antoniolli, mãe da Giovana, que tem 4 anos.

Ela explica que a reação da filha, ao tentar entender esse contexto da pandemia, foi de medo. “Para ela, o corona é um grande monstro que vai chegar e atacar. Então precisamos trabalhar com ela a imaginação”, disse.

Segundo o coordenador de conteúdo do LAbI e idealizador da produção, Tárcio Minto Fabrício, o conteúdo é trabalhado para aproximar o público infantil das notícias. "As crianças sem dúvida já ouviram essas recomendações como instruções, mas não necessariamente têm a resposta para o motivo de elas serem necessárias e importantes. Além de buscar uma linguagem que possa dialogar com as dúvidas e, também, com os sentimentos provocados pela pandemia, nosso objetivo é apresentar o conhecimento científico que sustenta essas instruções, por exemplo", ressalta.
 
A série “Coronaoquê?” é parte de outros conteúdos do LAbI para divulgar informações confiáveis sobre a COVID-19, apoiados pelo Centro de Inovação em Novas Energias (Cine) e pelo Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). 

A produção dos vídeos está disponível na playlist “COVID-19” no canal do LAbI, no Youtube, o ClickCiência e no site www.labi.ufscar.br .

* Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina 



O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade