(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Norte de Minas

Coronavírus em Pirapora: 13 funcionários de uma empresa testam positivo

Nenhum deles precisou ser internado e todos estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e pela empresa. Número de casos na cidade saltou para 33


postado em 04/06/2020 16:38 / atualizado em 04/06/2020 16:55

Leito de UTI no Hospital da Fundação Moisés Magalhães Freire, preparada para receber casos da COVID-19 em Pirapora(foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Pirapora)
Leito de UTI no Hospital da Fundação Moisés Magalhães Freire, preparada para receber casos da COVID-19 em Pirapora (foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Pirapora)

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, confirmou nesta quinta-feira (04) que 13 funcionários de uma prestadora de serviços da cidade testaram positivo para a COVID-19. Com isso, aumentou para 33 o numero de casos confirmados da doença no município, de 54,2 mil habitantes, situado às margens do Rio São Francisco. A cidade já teve um óbito confirmado pelo coronavírus.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, os 13 funcionários da empresa – todos homens, com idades entre 20 e 59 anos –, estão passando bem e nenhum deles chegou a ser internado. Eles foram afastados do trabalho e estão em isolamento, sendo monitorados pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19 do município. As pessoas com as quais eles fizeram contato também estão sendo acompanhadas. 
 
Ainda de acordo com a prefeitura, a empresa também montou um comitê próprio para o monitoramento dos trabalhadores que contraíram o vírus. Além disso, a prestadora de serviços realizou os testes para o coronavirus em outros 29 funcionários e em mais três terceirizados, não havendo registro de outros casos de contaminação. 
 

Live para explicar medidas

Na noite de quarta-feira (3), o comitê de Pirapora promoveu uma live com os proprietários da empresa, com objetivo de explicar as medidas a serem adotadas por parte do comitê interno da firma para o monitoramento  dos trabalhadores que contraíram o coronavírus. Os primeiros sintomas foram apresentados por dois funcionários há 10 dias. 
 

Ala exclusiva em hospital

A Prefeitura de Pirapora informou que montou uma ala no Hospital da Fundação Municipal Moisés Magalhães Freire para atendimento aos casos de coronavirus, denonimnada Unidade de Enfrentamento à COVID-19 – UEC, que conta com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No momento, não existem pacientes internados com a doença na cidade, segundo a assessoria da prefeitura.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)