Publicidade

Estado de Minas COLAÇÃO DE GRAU

Novos enfermeiros entram na linha de frente do combate à COVID-19

A Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) organizou a colação de grau para seis novos enfermeiros. A cerimônia foi transmitida on-line


postado em 12/05/2020 15:11 / atualizado em 12/05/2020 19:46

(foto: Reprodução/Faseh)
(foto: Reprodução/Faseh)
Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, várias homenagens foram feitas nesta terça-feira (12) para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro. Entre elas, a imersão de novos profissionais no mercado, através da colação de grau promovida pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh). A cerimônia foi transmitida online por meio de videoconferência

As seis formandas participaram da colação pessoalmente tomando os devidos cuidados e seguindo todas as regras que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta. Os familiares, professores e convidados puderam fazer parte deste momento especial, porém de longe, acompanhando tudo através da internet. 

A solenidade foi presidida pela Diretora Acadêmica da Faseh, Herica Soraya Albano, e teve a participação, por vídeo, da coordenadora do curso de Enfermagem, Rebeca dos Santos Duarte Rosa, e do presidente da mantenedora da Faseh, Ricardo Guimarães.

(foto: Reprodução/Faseh)
(foto: Reprodução/Faseh)


Em momento tão delicado, algumas das profissionais já saem contratadas para trabalhar na linha de frente ao enfrentamento do novo coronavírus. Leticia Souza é uma delas. A jovem conta que durante a faculdade aprendeu a ter uma visão mais humana. 

“Criamos uma expectativa e com a pandemia não achamos que seríamos capazes de formar. Este ano é o ano da enfermagem, nunca se falou tanto da importância e valorização do profissional. É um privilégio se formar neste momento, estamos prontos para ir à campo e para atuar, salvar vidas, cuidar de pessoas e prevenir infecções. Não teria época melhor para se formar, tudo encaixando para isso”, afirma.

A nova profissional, vai cobrir os plantões da Santa Casa de Lagoa Santa, a 37,7km de Belo Horizonte. 

No mês passado, a faculdade foi a primeira a antecipar e fazer virtualmente a colação de grau da turma do primeiro semestre de medicina. No dia seguinte, os formandos foram buscar os certificados entregues por meio de drive-thru, no estacionamento do câmpus, em Vespasiano, no Vetor Norte da RMBH.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade