(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Coronavírus: vídeo gravado em hospital de BH leva mensagem de esperança

Inspiradas no filme A vida é bela, cenas da produção mineira Fé cura foram feitas no Hospital Militar e homenageiam pacientes da COVID-19


postado em 06/05/2020 16:00 / atualizado em 06/05/2020 17:01

(foto: Reprodução/Vinicius Gomes)
(foto: Reprodução/Vinicius Gomes)
Em meio à pandemia do novo coronavírus, um dos desafios para boa parte das pessoas tem sido não só vencer os riscos da doença, como superar o drama do isolamento social. E esperança desponta como uma espécie de palavra-chave para tentar amenizar nesse momento os impactos da COVID-19, especialmente entre os doentes. Foi exatamente o que moveu o cineasta mineiro Vinicius Gomes ao idealizar o projeto Fé Cura. O vídeo, gravado dentro do Hospital Militar em Belo Horizonte, é carregado de emoção. 
 
 

Durante a quarentena, uma cena do filme italiano A Vida é Bela (1998), de Roberto Begnini, voltou à cabeça do cineasta ao pensar na angústia de pessoas que estão internadas em hospitais, contaminadas pela COVID-19. No longa, ao ser levado para um campo de concentração nazista junto com o filho, o italiano Guido usa a imaginação para transformar em brincadeira a dura realidade da Segunda Guerra Mundial. Prestes a morrer, ele se aproveita do descuido dos guardas para pegar um microfone e fazer declaração de amor à esposa, que vivia em outro campo de concentração e ouvia a mensagem por meio de um megafone.
 
Vinicius, então, se inspirou em Begnini. Em uma tentativa de trazer um certo conforto para os pacientes, ele resolveu recriar as cenas. Pelo sistema de som do hospital ele compartilhou uma mensagem de fé e esperança para os enfermos. O resultado são as cenas emocionantes compartilhadas no vídeo de estreia.
 
“O coronavírus, para mim, é a doença da solidão. Quando gravamos o vídeo, percebi que, além dos pacientes infectados pelo vírus, outras pessoas também estavam isoladas. Não temos cura para o que está acontecendo no momento, mas eu acredito que com fé e palavras de esperança posso ajudar a melhorar”, conta o cineasta. 
 
A ideia agora é expandir a produção. Pelo Instagram, qualquer um que quiser enviar uma mensagem de apoio para os pacientes de COVID-19 deve postar e marcar a hashtag #fecura. Paralelamente, o vídeo aparecerá no site da campanha e poderá ser visualizado pelos pacientes e também pelos profissionais de saúde.
 
“O que queremos é mostrar que estes pacientes não estão sozinhos. Pode parecer que não, mas as mensagens funcionam. Fiquei sabendo de uma senhora de idade que estava internada e que, ao ouvir as palavras, começou a se sentir mais viva e melhor”, conta. “Contamos com os profissionais da saúde para mostrar e compartilhar essas histórias”, diz. 

Para ver os vídeos basta acessar o site da campanha Fé Cura (https://fecura.com.br/). 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Murta

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)