(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Contra o tédio no isolamento social, que tal explorar cavernas virtualmente?

Newton Paiva e Opilião Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE) promovem tour virtual gratuito pela Gruta do Rato, na Serra de Baldim


06/05/2020 13:28 - atualizado 06/05/2020 14:30

Caverna do rato tem 600 metros de profundidade linear(foto: Luciano Faria/Divulgação)
Caverna do rato tem 600 metros de profundidade linear (foto: Luciano Faria/Divulgação)
Quem ama explorar a natureza e se sente impedido de contemplar a natureza neste período de pandemia do coronavírus vai poder participar de uma exploração virtual de cavernas por meio de aplicativo para smartphone ou da internet. Neste sábado (9), o Centro Universitário Newton Paiva e o Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE) 'receberão' todos os interessados em conhecer as profundezas da Gruta do Rato, em Jequitibá, na Região Central de Minas Gerais, sem precisar de sair de casa.

O tour virtual foi feito por profissionais da universidade em 2018, depois de mapeamento tridimensional da caverna, que tem mais de 600 metros de desenvolvimento linear. Contará com suporte dos especialistas para falar mais sobre a formação e as atividades de exploradores de cavernas.

Uma experiência virtual que revela as belezas de uma imensa caverna que se desenvolve nas rochas calcárias da Serra do Baldim. O ambiente 3D criado suscita o interesse de conhecer pessoalmente o local, mas também de divulgar esse imenso patrimônio espeleológico. A tecnologia permite a inserção de Alfinetes (Tags), que oferecem acesso a informações adicionais muito bem contextualizadas, como textos descritivos, vídeos on-line ou mesmo a outras imagens do ambiente.

Exploração virtual ajuda a quem gosta de explorar cavernas e está em isolamento(foto: Luciano Faria/Divulgação)
Exploração virtual ajuda a quem gosta de explorar cavernas e está em isolamento (foto: Luciano Faria/Divulgação)
A exploração começa a partir das 16h45. O "passeio" poderá ser feito a partir de qualquer computador (com acesso direto ao link do site do Zoom - https://zoom.us/j/99163848504) e para usuários de smartphone após a instalação do aplicativo do Zoom (a partir do ID 991 6384 8504).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)