(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OBRAS PÚBLICAS

Construção da Via 710 ganha novos acessos e muda a paisagem de Belo Horizonte

Intervenção na Região Nordeste cria alça viária para o Bairro Fernão Dias


29/04/2020 18:16

(foto: GUSTAVO WERNECK/EM/D.A PRESS )
(foto: GUSTAVO WERNECK/EM/D.A PRESS )
Mudanças na paisagem de Belo Horizonte. Nesses tempos de quarentena provocada pelo novo coronavírus, quem pode sair de casa vê grande movimentação de máquinas na Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Santa Inês, na Região Nordeste da capital. Chama ainda mais a atenção a "montanha de terra" no local, que, dependendo do ângulo que se olha, tem a Serra do Curral, ao longe, como moldura.

"Espero que, quando terminar a quarentena, o serviço aqui na área esteja concluído. A vista da Serra di Curral ficou bonita, limpa, mas nem só de beleza vive uma cidade. É preciso melhorar a mobilidade urbana", disse um homem que caminha diariamente pela avenida e se protege agora com máscara.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)/Prefeitura de Belo Horizonte, a obra faz parte da construção da Via 710, que terá 5 quilômetros de extensão e vai ligar as regiões Leste e Nordeste da cidade, mais precisamente as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado. No local específico, está sendo feita a alça de acesso da Avenida José Cândido da Silveira ao Bairro Fernão Dias. A "montanha" é para fazer o aterro, e a previsão é de término do serviço no fim do ano.


VIA 710 


Em nota, a Sudecap/PBH informa que o valor do empreendimento (Via 710) é de R$ 120 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já em desapropriações, a Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 160 milhões.

Dentre os serviços concluídos estão: passarela de concreto entre os viadutos, a construção dos viadutos D e E, implantação de rotatória, pavimentação asfáltica em diversos trechos, passeio, acabamentos e plantio de grama, armação de cortina de contenção, instalação de gradis, serviços de microdrenagem e interceptores de esgoto, contenções para a trincheira de intercessão entre a Via 710 e a Avenida José Cândido da Silveira, alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista Leste do complexo da avenida José Cândido da Silveira, além de instalação de iluminação pública nos trechos. 

E mais: também foram finalizados o encaixe com a Avenida José Cândido da Silveira, a ligação com o trecho dos empreendedores Pista Leste e retorno, além pavimentação e obras complementares da Avenida José Cândido da Silveira até o encontro com o trecho dos empreendedores, a ligação com o trecho dos empreendedores na pista Oeste, a rotatória 1 do viaduto Bolívar no bairro União e a iluminação entre a Avenida José Cândido da Silveira e Avenida Cristiano Machado.

Os trabalhos foram iniciados em setembro de 2014. A previsão de conclusão de obras no trecho entre as avenidas José Cândido e Cristiano Machado (Incluindo o trecho dos empreendedores é para junho de 2020). Já o trecho das avenidas entre a avenida José Cândido da Silveira e Itaituba está previsto para o final de 2020, mas vai depender do andamento das desapropriações
 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)