UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Topo do Mundo e Mirante do Rola-Moça serão interditados

No domingo, foram flagrados carros estacionados no local. Crianças e idosos se divertiam no mirante. Muitos não usavam máscara de proteção


postado em 29/04/2020 16:53 / atualizado em 29/04/2020 18:22

Na foto, aglomeração no Topo do Mundo no domingo(foto: WhatsApp/ Reprodução )
Na foto, aglomeração no Topo do Mundo no domingo (foto: WhatsApp/ Reprodução )

Uma cena de desrespeito à orientação do isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus chamou a atenção no último fim de semana: dezenas de pessoas aglomeradas no Topo do Mundo, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O terreno é particular, mas passou a ser vistoriado pela Prefeitura de Brumadinho para evitar que novas aglomerações ocorram durante a pandemia. 


Um leitor, que passava pela região, denunciou a situação ao EM no domingo. Ele - que preferiu não se identificar - contou que havia diversas crianças e idosos se divertindo. Grande parte não usava máscaras. Na foto, dezenas de carros estacionados.

Moradores da região se indignaram e a Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos de Brumadinho tomou ciência do ocorrido e procolou um documento para a interdição do local, que ocorrerá amanhã (30).

Ponto turístico

O Mirante da Serra da Moeda ficou conhecido como Topo do Mundo por causa do restaurante que funcionou no local entre 2004 e 2018. Atualmente, ele está na Torre Alta Vila, que fica em Nova Lima, também na Grande BH. O estabelecimento entrou em contato com a reportagem e enfatizou que não tem qualquer relação com o ocorrido.

Atualmente, lá funciona o restaurante La Vinicola Horizontes. Mas está fechado desde 9 de março por determinação da prefeitura de Brumadinho em consequência da pandemia.

"Fomos surpreendidos no domingo. Sempre tem algum movimento, mas nesse final de semana foi absolutamente superior ao normal. Não havia evento nenhum lá, não permitiríamos isso", disse José Augusto Sampaio, proprietário de parte do terreno e dono do restaurante.

Ele pontua que a cancela que dá acesso ao local estava fechada no domingo, e assim permanece.

"O restaurante La Vinicola Horizontes é de um dos donos de uma parte do terreno. Csul Incorporadora é a dona de uma outra parte e o clube de voo é dono de um pedaço menor", explicou o dono do restaurante.

 

Novas medidas para evitar aglomeração

Novas medidas de segurança serão adotadas pelos proprietários para evitar aglomeração como a do último domingo. 

"Estamos mantendo conversas com a Prefeitura de Brumadinho e já está acordado que neste final de semana será fechado pela prefeitura", disse o dono restaurante.

Além do Topo do Mundo, o mirante conhecido como Mirante do Rola-Moça também será interditado. Grades serão colocadas no local.

 

"De acordo com o Decreto Municipal nº 71/2020 de 28 de abril, a Prefeitura de Brumadinho proíbe a entrada de veículos e de pessoas em pontos turísticos do município como o Topo do Mundo, o Mirante da Serra do Rola Moça e a Cachoeira da Jangada, em casa Branca", informou nota enviada pela prefeitura.

 

Os acessos serão fechados pela Secretaria Municipal de Obras com grades com 2,5 metros de altura, na quinta-feira, 30 de abril, a partir das 10h30 damanhã.

A nota ainda afirma que "tal medida se faz necessária por conta do registro de aglomeração de pessoas neste locais durante o último final de semana."

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade