(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autor de 'vídeo fake' na Ceasa é ouvido e diz que não esperava que material chegasse em Bolsonaro

Em depoimento, o homem de 48 anos disse que não tinha intenção de alarmar a população e garantiu ter produzido as imagens sozinho


postado em 15/04/2020 20:41 / atualizado em 15/04/2020 22:48

Com pátio vazio após o fim das vendas, homem iniciou filmagem e alegou que havia desabastecimento de alimentos(foto: Reprodução)
Com pátio vazio após o fim das vendas, homem iniciou filmagem e alegou que havia desabastecimento de alimentos (foto: Reprodução)
O homem de 48 anos que, no fim do mês passado, denunciou um suposto desabastecimento na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa-MG), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi ouvido nesta quarta-feira (15) pela Polícia Civil. O autor do vídeo que ganhou repercussão nacional disse que não esperava que o material não ganhasse tamanha proporção e tampouco acreditava que pudesse ser repostado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com Saulo Castro, um dos delegados que coordenam as investigações, o homem garantiu ter produzido o vídeo sozinho, na manhã do dia 31 de março. O autor afirmou que iria frequentemente na Ceasa e achou que na data da gravação das imagens havia desabastecimento no local por ter poucas mercadorias, supondo que era em função das medidas de isolamento adotadas para conter o avanço do coronavírus. No entanto, o rapaz garantiu que não tinha a intenção de alarmar a população.

A Polícia Civil, no dia 2 de abril, divulgou as imagens do circuito interno de segurança da Ceasa, que indicou a hora exata da produção do vídeo com informações falsas: às 11h02. Os delegados que investigam o caso já haviam falado em outra oportunidade que as vendas de alimentos no local começam por volta das 2h30, tendo fim no horário aproximado no momento da filmagem.

A investigação segue por parte da Polícia Civil e deve terminar nos próximos dias. Por ter gravado o vídeo com mensagens deturpadas, o homem poderá ser indiciado por provocar alarme falso, com o intuito de produzir pânico ou tumulto. De acordo com o artigo 41 da Lei das Contravenções Penais, de 1941, é crime “provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. A pena para esse casos é de prisão simples, de 15 dias a seis meses, ou multa.
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
 
 

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)