(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAIS

Coronavírus: Advogado diz ter sido impedido de acompanhar cliente em delegacia

Motivo alegado pela Polícia Civil seria a necessidade de evitar aglomeração de pessoas, segundo o advogado


postado em 03/04/2020 15:40 / atualizado em 03/04/2020 16:49

Veículos recuperados em pátio a serviço do Detran em BH(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Veículos recuperados em pátio a serviço do Detran em BH (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
A pandemia de COVID-19 tem deixado muita gente com nervos à flor da pele e criado situações inusitadas. Nessa quinta-feira (2), o advogado André Vartulli alegou ter sido impedido por membros da Polícia Civil de Minas Gerais  (PC) de acompanhar o depoimento de um cliente na Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação ao Furto e Roubo de Veículos Automotores, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. 
 
 
 
Segundo ele, a alegação foi que o acesso à sala onde haveria a oitiva estava restrito para evitar maior risco de contágio pelo novo coronavírus. Ao insistir na intenção de acompanhar o processo, garante ter sido ameaçado por agentes, que teriam dito que ele poderia “chamar até o papa” que não iria entrar.
 
"Se realmente há necessidade de restrição da presença de pessoas, que não se marcasse o depoimento. Não havia urgência", alega o advogado, que reclama da truculência dos membros da força de segurança.
 
Procurada pela reportagem, via assessoria de imprensa, a PC informa que "um homem investigadopela Divisão Especializada em PRevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automoroes foi intimado para oitiva que seria realizada nesta unidade nesta sexta-feira. Como o investigado compareceu com dois advogados, os policiais civis orientaram para que um advogado aguardasse, enquanto o outro poderia acompanhar o cliente durante a oitiva, conforme protocolo de enfretamento à COVID-19, a fim de controlar, tanto quanto possível, o número de pessoas no local. Inclusive, um dos advogados foi atendido pelo chefe de Divisão, e todos procedimentos foram prontamente esclarecidos. Portanto, em momento algum, o investigado teve cerceado o direito de ser assistido por um advogado". 
 
O depoimento do cliente de André Vartulli acabou adiado. O advogado diz que vai aguardar o posicionamento do delegado responsável, mas não descarta recorrer à Justiça para estar junto do representado, como garantido em Lei. “A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já entrou em contato conosco dando total apoio e oferecendo ajuda se necessário. O importante é que os direitos sejam respeitados”, afirmou.
 
Vartulli gravou vídeo sobre o caso e publicou em redes sociais. No fim da peça é possível ouvir uma pessoa não identificado dizendo que vai “quebrar a cara e o celular” do advogado se fosse filmado.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)