(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Divinópolis cobra união de prefeitos da região pelo isolamento social na região

Secretário de saúde teme sobrecarga no sistema hospitalar já que a cidade recebe pacientes de outras 54 cidades


postado em 03/04/2020 13:45 / atualizado em 03/04/2020 14:04

O secretário Amarildo de Sousa disse que o momento é crucial para o isolamento (foto: Amanda Quintiliano)
O secretário Amarildo de Sousa disse que o momento é crucial para o isolamento (foto: Amanda Quintiliano)

O secretário de saúde de Divinópolis, Amarildo de Sousa, pediu à Superintendência Regional de Saúde (SRG) que emita alerta aos municípios que ameaçam reabrir o comércio a partir da próxima semana. Secretário da cidade polo da macrorregião Oeste e sede da microrregião, ele teme a sobrecarga do sistema hospitalar da cidade a partir do risco de aumento da curva epidemiológica nestes municípios.


Divinópolis é referência hospitalar para 54 cidades do Centro-Oeste, que abrigam cerca de 1,5 milhão de pessoas. O receio é que haja aumento da contaminação pela doença e um fluxo maior de pacientes contaminados circulando no município. “Isso nos preocupa sim, uma vez que essas cidades têm um fluxo de pacientes normalmente dirigido para Divinópolis. Com aumento da infecção pelo coronavírus eles não têm outro lugar para recomendar”, afirma Sousa.

O primeiro contato com a superintendência no sentido de evitar a suspensão do isolamento foi feito na quinta-feira (02). "Para que a região Centro-Oeste tenha uma conduta só, no uso de EPI’s, nas medidas de isolamento. Os leitos que estamos fazendo vai servir a região, precisamos que eles colaborem com a nossa curva de infecção, para que a velocidade com que as pessoas adoeçam diminua e não tenha risco de desassistência", argumentou o secretário.

Entre os municípios que divulgaram a retomada das atividades comerciais está Nova Serrana. A data prevista é 6 de abril ,e até o início da tarde desta sexta-feira (3) não havia alteração nos planos. O município desconsiderou a recomendação do Ministério Público, orientando que o isolamento fosse mantido pelo menos até o dia 13 de abril. Em Carmo da Mata foi iniciado um treinamento com possibilidade de reabertura a partir da próxima semana. Porém, a data não foi confirmada.

Já o prefeito de Itapecerica Wirley Reis determinou a elaboração de um plano de ação. A proposta é que as atividades sejam normalizadas gradativamente. Até a conclusão dele, o isolamento está mantido.

 

Mais leitos serão implantados


 

Serão implantados cerca de 70 novos leitos em Divinópolis. Quarenta deles serão abertos  no hospital de campanha em instalação no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Vinte serão de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e outros 20 de enfermaria. O Complexo de Saúde São João de Deus contará com mais 27 leitos.

Com a ajuda de empresas, o município também irá reformar uma ala do Hospital Bento Menni para que seja utilizada caso haja superlotação dos leitos disponíveis. Atualmente, a cidade conta com 222, além dos novos anunciados. A macrorregião tem 165 leitos de UTI e receberá mais 89, que incluem os 27 do São João de Deus. Os da UPA não fazem parte da soma desses que serão abertos.

"Não há flexibilização das medidas, estamos no momento crucial."
Amarildo de Souza, secretário de Saúde de Divinópolis
 

Sem flexibilização

O secretário de saúde de Divinópolis reafirmou o isolamento por tempo indeterminado. "Não há flexibilização das medidas, estamos no momento crucial. É neste momento que temos que fazer o isolamento, porque agora que os números vão começar a subir", declarou. Essa semana a lista de estabelecimentos com permissão para funcionar aumentou. Foram incluídos lavanderias, assistência veterinária e pet shops, transporte e entrega de cargas em geral, e serviços de call center.

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM


O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)