(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?

Os dois métodos são utilizados para prevenir a proliferação do Covid-19


postado em 13/03/2020 16:39 / atualizado em 13/03/2020 17:07

(foto: Reprodução/PixaBay)
(foto: Reprodução/PixaBay)
Em meio à epidemia de coronavírus que se espalhou pelo planeta, muitas dúvidas surgiram sobre o assunto, entre elas a diferença do isolamento, que dura 14 dias, e a “quarentena”, cujo período é de 40 dias. O método é utilizado para prevenir a proliferação do vírus. Mas, afinal, qual é a diferença entre isolamento e quarentena?

De acordo com o Ministério da Saúde, o isolamento serve para separar as pessoas em que o diagnóstico for classificado como caso suspeito, que tiveram algum contato íntimo com caso confirmado e contactante de casos confirmados. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados. 

Procurado pelo Estado de Minas, o médico infectologista Unai Tupinambas explica que o isolamento de 14 dias se deve ao mesmo do período de mutação da doença. “É o tempo que o vírus tem para se manifestar no corpo”, explica. 

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias, podendo ser estendido, dependendo do resultados dos exames laboratoriais. 

Já a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. Ou seja, esse procedimento é um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados e municípios ou do ministro da Saúde. A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, esclareceu que o isolamento e a quarentena são medidas de saúde pública para o enfrentamento do coronavírus no país. 

“O isolamento não é obrigatório, não vai ter ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas. Já a quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus. Essas são medidas de saúde pública”, afirmou. 

A medida de quarentena não poderá ser determinada ou mantida após a encerramento da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).
 
* A estagiária está sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)