(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP entra na Justiça para proteger animais do Mercado Central durante pandemia

Promotoria quer que lojistas façam transporte dos bichinhos para locais seguros, uma vez que boa parte dos estabelecimentos estão fechados


postado em 26/03/2020 22:09 / atualizado em 26/03/2020 22:39

(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 09/10/15)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 09/10/15)

 

O Ministério Público entrou na Justiça para resguardar os direitos dos animais vendidos e expostos no Mercado Central durante a pandemia do novo coronavírus, que afeta até mesmo o trânsito de pessoas e o expediente dos lojistas no ponto turístico de Belo Horizonte.

 

A preocupação do MP diz respeito ao bem-estar e alimentação dos bichos durante a pandemia. Portanto, a Promotoria pede à Justiça para que os donos das lojas sejam obrigados a transportar os animais para outros locais enquanto a pandemia afetar o expediente.

 

O transporte, conforme a ação, deverá ser feito de maneira individual ou coletiva – neste último caso somente se o animal em questão for de pequeno porte.

 

Além disso, caso a ação seja aceita pelo judiciário, os donos terão que transportar os animais em caixas "seguras e rígidas compatíveis com o porte do animal, fixadas de maneira adequada no interior do veículo, de forma a impedir colisões e outros acidentes".

 

 

 

Toda a operação, caso a ação seja aceita, deverá ser acompanhada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Os comerciantes teriam 72 horas para realizar toda a operação. Caberia à Semad e ao Ibama encaminhar relatórios à Justiça do cumprimento ou não das medidas por parte dos lojistas do Mercado Central.

 

O MP também se preocupa com uma possível contaminação dos animais quanto ao novo coronavírus. A Promotoria ressalta que não há, até o momento, evidências de que a Covid-19 atinja ou não outros seres vivos senão o humano.

 

A reportagem procurou o Mercado Central por volta das 18h30 desta quarta-feira (26), mas o administrativo do comércio já havia deixado o expediente. Um e-mail foi enviado e, caso seja respondido, essa nota será atualizada.  

 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena? 

    


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)