7 alimentos que fortalecem seus cabelos de dentro para fora
O segredo para fios brilhantes e fortes pode estar no prato; conheça sete ingredientes ricos em vitaminas e minerais essenciais para a saúde capilar
compartilhe
SIGA
Para ter cabelos fortes, brilhantes e saudáveis, o segredo pode estar mais perto do que você imagina: no seu prato. A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde capilar de dentro para fora, fornecendo nutrientes que impactam na aparência dos fios.
Quando o corpo não recebe vitaminas e minerais essenciais, os cabelos são um dos primeiros a sentir. Fios fracos e quebradiços ser sinal de que a dieta precisa de ajustes, e incluir certos grupos de alimentos na rotina pode reverter esses quadros.
Os benefícios da alimentação são mais evidentes quando há uma deficiência nutricional a ser corrigida. No entanto, vale ressaltar que queda acentuada ou problemas capilares persistentes podem indicar outras questões de saúde. Nesses casos, não deixe de consultar um profissional.
Leia Mais
Alimentação e pele: o que consumir para mantê-la mais saudável
Conheça 7 nutrientes que você precisa consumir todos os dias
Confira sete alimentos que trabalham a favor da beleza dos seus fios:
Folhas verde-escuras
Folhas verde-escuras, como espinafre e couve, são carregadas de vitamina A, micronutriente que controla a oleosidade natural do couro cabeludo. Por ser um antioxidante, a vitamina A contribui, ainda, para o crescimento saudável dos fios.
Oleaginosas
Um punhado de amêndoas, castanhas ou sementes de girassol é rico em zinco e selênio, minerais capazes de proteger e renovar os folículos capilares, evitando o enfraquecimento dos fios. Enquanto o zinco contribui para a síntese de proteínas como a queratina, o selênio tem ação antioxidante, ajudando a prevenir danos capilares.
Além disso, as oleaginosas são excelentes fontes de biotina, a vitamina B7, que fortalece e estimula o crescimento dos fios. A biotina também estimula a produção de queratina, proteína que compõe a maior parte da estrutura capilar.
Sementes de chia e linhaça
Sementes de chia e linhaça são fonte de ácidos graxos ômega-3, que nutrem os folículos pilosos, dão brilho e ajudam a manter o cabelo hidratado.
Abacate
Além de ser uma ótima fonte de gorduras boas, isto é, as monoinsaturadas, que auxiliam na hidratação, o abacate também é rico em vitamina E. Esse poderoso antioxidante protege o couro cabeludo do estresse oxidativo e dos danos causados por radicais livres.
Lentilhas
Para quem busca opções vegetais, as lentilhas oferecem proteína, ferro, zinco e biotina, fortalecendo a raiz do cabelo e prevenindo a quebra. O ferro, em especial, é um mineral cuja deficiência é uma causa comum de queda de cabelo.
No entanto, a absorção de ferro em alimentos de origem vegetal é reduzida, e nutrientes como cafeína e cálcio inibem ainda mais essa absorção. Por isso, ao consumir lentilhas e outras leguminosas, evite café e laticínios pelo intervalo de uma hora, pelo menos.
Por outro lado, é possível otimizar os ganhos de ferro em até quatro vezes incluindo alguma fonte de vitamina C, seja antes, durante ou após a refeição.
Frutas cítricas
Laranja, acerola, morango e kiwi são carregados de vitamina C. Esse nutriente é crucial para a produção de colágeno, uma proteína que fortalece os fios e evita que eles se tornem quebradiços e frágeis.
Ovos
Além de serem ricos em proteínas e biotina, os ovos oferecem vitamina E, magnésio e zinco. A vitamina E contribui para hidratação e previne a queda capilar e, assim como o magnésio, estimula o crescimento dos fios.
Lembre-se que os resultados são graduais e dependem de uma dieta balanceada como um todo, não apenas do consumo de alimentos isolados. A consistência é a chave para a saúde a longo prazo.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Estagiária sob supervisão do editor João Renato Faria