
Empresa mineira desenvolve uísque brasileiro à base de milho orgânico
Após quatro anos de desenvolvimento, a empresa mineira Benerick's aposta em uma bebida que mantém a autenticidade do bourbon, mas com identidade brasileira
Mais lidas
compartilhe
Siga noO mundo do uísque acaba de ganhar uma variante brasileira inspirada no estilo do bourbon. Após quatro anos de preparação, a empresa mineira Benerick's lançou o Bourbene, à base de milho orgânico e seguindo o estilo da tradição bebida produzida nos Estados Unidos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O bourbon, um tipo de uísque constituído ao final do século 18, nos Estados Unidos, é conhecido por ser feito majoritariamente de milho, um ingrediente abundante na região. Com o passar dos anos, tornou-se um símbolo da cultura americana, reconhecido oficialmente pelo Congresso dos EUA em 1964 como um "produto distintivo" do país. Contudo, a produção desse estilo de uísque passou de uma bebida apreciada regionalmente para um fenômeno global, com mercados emergentes na Europa, Ásia e América Latina.
13/08/2024 - 13:19 Site coloca prato tradicional brasileiro entre as melhores sopas do mundo 13/08/2024 - 17:21 Festival reúne Leo Paixão, Kátia Barbosa e outros nomes de peso 13/08/2024 - 20:33 Pão de Queijo: do doce de leite ao patê; confira os recheios mais usados
Devido ao clima e às matérias-primas locais, reproduzir a receita do bourbon em uísques brasileiro é uma tarefa difícil. O processo de maturação exige pelo menos dois anos em barris de carvalho, o que, em combinação com a necessidade de manter um padrão de qualidade rigoroso, representa um desafio logístico e financeiro significativo.
Leia também:
- Drunch: será que essa moda pega?
- Programa com chef mineiro estreia no GNT neste domingo (11/8)
- E se você encontrasse um tesouro com receitas preciosas no fundo do baú?
Apesar disso, a Benerick's decidiu enfrentar esses desafios ao criar o Bourbene. A bebida é composta por 80% de milho, 20% de centeio e malte, mesma composição utilizada no bourbon feito nos Estados Unidos. O milho utilizado é orgânico, cultivado pela própria empresa em Minas Gerais, e o uísque é envelhecido por três anos em barris de carvalho americano. O produto final da abertura do primeiro barril desta safra inicial são 216 garrafas numeradas e rotuladas uma a uma, manualmente.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa