(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POSSE PRESIDENCIAL

Lula chora em discurso ao lembrar de catador: 'Me ajuda'

Presidente voltou a ressaltar seu compromisso com o enfrentamento à fome. Na campanha, este foi um dos pilares dos seus discursos


01/01/2023 17:34 - atualizado 02/01/2023 09:43

Ao receber a faixa presidencial e discursar a apoiadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao citar as pessoas que enfrentam a fome no país. Ao citar a desigualdade no país e relembrar das pessoas que precisam catar alimentos no lixo para sobreviver, chorou na frente do público, no parlatório do Palácio do Planalto.

 
Com o Brasil de volta ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas), cenário em que 33 milhões de brasileiros sofrem com essa situação, o combate ao problema se tornou um dos pilares da campanha eleitoral de Lula.


Durante o discurso, Lula enfatizou que o problema havia sido superado na gestão dos governos do Partido dos Trabalhadores.

"O Brasil voltou a ser um dos países mais desiguais do mundo. Há muito tempo não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo em busca de alimentos para os seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Crianças vendendo bala ou pedindo esmola, quando deveriam estar na escola vivendo plenamente a infância a que têm direito. Trabalhadores e trabalhadoras desempregados, exibindo nos semáforos cartazes de papelão com a frase que nos envergonha a todos: 'Por favor, me ajuda!'", disse Lula ao se emocionar e chorar.
 

Posse de Lula


Lula chorando
Lula chorou ao falar do seu compromisso com o combate à fome (foto: Evaristo Sa/AFP)
Eleito com mais de 60 milhões de votos no segundo turno, Lula foi empossado como o 39º Presidente da República. Após 12 anos, o petista, aos 77 anos, retorna ao Palácio do Planalto para seu terceiro mandato não consecutivo. 

Lula assume o posto máximo do país trazendo novamente o PT à frente do Executivo Federal. Ele vai suceder Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com o discurso de homem simples, antipetista e anticorrupção. 
 
Ver galeria . 52 Fotos Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP
Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (foto: CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP )
 
  
Lula promete aos brasileiros um governo de um único mandato e de restaurar a democracia do país, com o lema 'união e construção'.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)