(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POSSE PRESIDENCIAL

Lula em discurso de posse: 'Assumo o compromisso de reconstruir o país'

Presidente Lula, assim como em seu discurso de vitória, ressaltou o esforço em governar para todos. O petista foi empossado na tarde deste domingo (1º/1)


01/01/2023 15:20 - atualizado 01/01/2023 16:51

Lula em posse
Lula é empossado como o 39º Presidente da República (foto: Reprodução/YouTube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossado na tarde deste domingo (1º/1), reforçou o compromisso de "reconstruir o país".

Durante a posse, o petista voltou a ressaltar seu compromisso de "governar para todos", assim como disse em seu discurso de vitória, em 30 de outubro. 


"Esvaziaram os recursos da saúde. Desmontaram a educação, a cultura, ciência e tecnologia. Destruíram a proteção ao meio ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública, a proteção das florestas e a assistência social. (...) É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos", disse Lula em seu discursso de posse.


O petista garantiu que vai enviar os relatórios das equipes de transição de governo a todos os políticos do país, para que eles entendam a situação atual do Brasil.
 

Combate a fome 

Lula relembrou a sua posse de 2003, após ter sido eleito presidente da República pela primeira vez, em 2002. Na época, ele disse que sua missão era lutar para que cada brasileiro pudesse fazer três refeições por dia.
 
Assim como seu primeiro discurso como presidente, Lula ressaltou o combate à fome, um dos pilares da sua campanha eleitoral nas eleições. 

Isso porque o Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2022, diante do cenário em que 33 milhões de brasileiros enfrentam a fome, problema que havia sido superado na gestão dos governos do Partido dos Trabalhadores.
 
"Ter de repetir este compromisso no dia de hoje – diante do avanço da miséria e do regresso da fome, que havíamos superado – é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes. Hoje, nossa mensagem ao Brasil é de esperança e reconstrução", disse. 
 
"A liberdade que sempre defendemos é a de viver com dignidade, com pleno direito de expressão, manifestação e organização", completou.

Posse de Lula


Lula foi eleito em meio a eleição mais polarizada da história da redemocratização brasileira até o momento. Em meio a uma onda de fake news e ataques aos governos de esquerda, Lula teve forte apoio da Frente Ampla para se eleger.
 
Prometeu governo de um único mandato e de restaurar a democracia do país, com o lema 'união e construção'.

Após 12 anos, o petista, aos 77 anos, retorna ao Palácio do Planalto para o seu terceiro mandato não consecutivo, como 39º Presidente da República.

Lula assume o posto máximo do país trazendo novamente o PT à frente do Executivo Federal. Ele vai suceder Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com o discurso de homem simples, antipetista e anticorrupção. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)