(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POSSE PRESIDENCIAL

Pacheco sobre Lula e Alckmin: 'Experientes, capazes e habilidosos'

Presidente do Senado disse que Lula e Alckmin são dois homens públicos com alta competência para governar o país. Lula foi empossado neste domingo (1º/1)


01/01/2023 16:22 - atualizado 01/01/2023 19:46

Lula e Pacheco
Pacheco elogia competência de Lula e Alckmin em posse presidencial (foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados )
Na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou a competência dos políticos para comandar o Brasil. 

Pacheco relembrou a primeira posse de Lula, em 2003, e afirmou que se o petista retorna ao Congresso para seu terceiro mandato - não consecutivo - é porque ele é um homem competente.

"Hoje, quando a atenção e os olhares de todos os brasileiros e brasileiras voltam-se novamente para este Congresso Nacional, para acompanhar o compromisso, o juramento e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como 39º Presidente da República Federativa do Brasil, e de Geraldo Alckmin como seu vice-presidente, há um sentimento de renovada confiança, por estarmos diante de dois homens públicos, experientes, capazes e habilidosos", disse Pacheco.

 

Governos Lula 

 
O presidente do Senado ainda destacou a experiência de oito anos de mandato de Lula como presidente da república (2003-2010).

Para ele, os governos de Lula foram marcados pela inclusão social, pelo crescimento econômico e pelo respeito às instituições.

Pacheco acredita que a união Lula-Alckmin demonstra que o interesse do país está "além de questões partidárias".

"O início de um novo governo é momento de renovação da esperança. Da esperança de um país mais inclusivo, seguro, democrático e justo. Como todo novo começo, o Brasil ganha fôlego e se enche de expectativas próprias de quem foi agraciado com uma outra chance. Uma chance de fazer mais, uma chance de fazer melhor", pontuou Pacheco.

 

Eleição histórica 


Rodrigo Pacheco também disse que acredita que foi a campanha eleitoral mais histórica desde o processo de redemocratização do país, e destacou a luta em prol da democracia, referência às fake news e os ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

"Nas eleições de 2022, a democracia brasileira foi testada e saiu-se vitoriosa. É possível que tenha sido o processo eleitoral mais importante de nossa história após a redemocratização. O tempo dirá. As instituições foram capazes de garantir a vontade da soberania popular, que se manifestou por meio dos votos no processo eleitoral, e resultou na escolha majoritária da frente ampla defendida pela chapa vitoriosa", disse. 

Mudanças estruturais


O presidentedo Senado cobrou ainda do novo governo "mudanças estruturais". Pacheco pediu por ações que combatam à fome e ao desemprego, além de medidas para superar as dificuldades econômicas marcadas pela pandemia da COVID-19.

Ele ainda destacou que o governo tem o desafio de "unificar um país polarizado", garantir compromissos sociais e governar com "responsabilidade fiscal".

Pacheco também espera que o novo governo consiga "restebelecer a verdade e fortalecer a liberdade da imprensa". 

Questões climáticas

Pacheco enfatizou a necessidade de compromisso com as questões climáticas e disse a Lula e Alckmin que o problema não pode ser negado, mas sim "assumido e enfrentado".

"Aqui no Brasil, testemunhamos alterações nos regimes das chuvas, além do aumento de queimadas e do desmatamento ilegal. Este problema não pode ser negado. Ao contrário, deve ser assumido e enfrentado. Para além da recuperação da imagem do Brasil perante o mundo, reforçar o compromisso nacional com práticas sustentáveis é uma grande oportunidade rumo à economia verde. O Brasil possui uma vastidão de riquezas naturais que nos colocam em posição de vantagem na exploração de energia limpa, dos créditos de carbono, do hidrogênio verde, dentre outras possibilidades. Com planejamento e boas práticas, podemos ser uma referência mundial em desenvolvimento sustentável e preservação ambiental", destacou. 

 

Educação

Outro ponto destacado por Pacheco, que também é recorrentemente tomada por Lula, é a educação brasileira. Para ele, o futuro e o desenvolvimento do país se darão com o "investimento efetivo em educação". Ele sugere que Lula invista no ensino dos conceitos de cidadania, diversidade, respeito e ética.

"O Brasil que merecemos passa pela capacitação de nossos jovens e pela garantia de um ambiente educacional de qualidade nossas meninas e e nossos meninos. Devemos firmar um compromisso para que nada falte à geração de 0 a 18 anos do Brasil. Nossas crianças e jovens precisam de ensino, merenda, material escolar, esporte, cultura, artes, além de assistência médica, psicológica, psiquiátrica e social. Para além do ensino teórico, a educação brasileira deve englobar conceitos como cidadania, diversidade, respeito, ética. Precisamos, enfim, investir em formar cidadãos", declarou.
 

Pacificação entre os Poderes

Pacheco aproveitou o momento em que o Congresso estava reunido para pedir harmonia e equilíbrio. Com o novo governo, ele espera "pacificação" entre os Três Poderes.

"A hora é de pacificação. Deixemos para o passado tudo o que nos separa, tudo o que nos divide. Olhemos para o futuro como uma nova oportunidade, um recomeço. Façamos diferente. Façamos mais. Façamos melhor. O futuro se desenha no presente. A hora de mudar o futuro de nossa nação é agora. Não percamos esta oportunidade", pontuou Pacheco.

Posse de Lula

Eleito com mais de 60 milhões de votos no segundo turno, Lula foi empossado como o 39º Presidente da República. Após 12 anos, o petista, aos 77 anos, retorna ao Palácio do Planalto para seu terceiro mandato não consecutivo. 

Lula assume o posto máximo do país trazendo novamente o PT à frente do Executivo Federal. Ele vai suceder Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com o discurso de homem simples, antipetista e anticorrupção. 
 
Lula promete aos brasileiros governo de um único mandato e de restaurar a democracia do país, com o lema 'união e construção'.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)