(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POSSE

Lula critica Bolsonaro por 'genocídio' na COVID: 'Não deve ficar impune'

Presidente prometeu apuração das responsabilidades sobre as quase 700 mil mortes em virtude da doença infecciosa


01/01/2023 15:53 - atualizado 01/01/2023 16:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou, neste domingo (1°/1), a postura do governo de Jair Bolsonaro (PL) diante da pandemia de COVID-19. Ao tomar posse como chefe do poder Executivo durante solenidade no Congresso Nacional, em Brasília (DF), Lula afirmou que a gestão que começa hoje vai apurar as responsabilidades a respeito das quase 700 mil mortes em virtude da infecção.

"O período que se encerra foi marcado por uma das maiores tragédias da história: a pandemia de COVID-19. Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil, um dos países mais preparados para enfrentar emergências sanitárias, graças à competência do SUS e da competência de vacinação do nosso povo", iniciou.

 

Leia: Lula é empossado presidente do Brasil 

 

Leia: Lula em discurso de posse: 'Assumo o compromisso de reconstruir o país'


Depois do preâmbulo, Lula fez críticas à gestão passada. "Esse paradoxo só se explica pela atitude criminosa de um governo negacionista, obscurantista e insensível à vida. As responsabilidades por esse genocídio hão de ser apuradas e não devem ficar impunes", completou, prestando solidariedade aos parentes dos brasileiros que morreram em decorrência do coronavírus.

 

Ver galeria . 52 Fotos Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP
Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (foto: CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP )
 

 

Leia: Lula homenageia Piauí ao assinar termo de posse; entenda


Depois da solenidade no Congresso, o presidente e o vice seguem para o Palácio do Planalto. Lá, serão apresentados oficialmente ao povo. O local sediará, também, a simbólica entrega da faixa presidencial.

 

Leia: Posse: Lula fala em 'barbárie' e 'destruição' ao citar governo Bolsonaro 

 

Lula, a esposa, Janja, Lu Alckmin e Geraldo Alckmin
Antes de chegar ao Congresso, Lula (esq.) desfilou em carro aberto pelas ruas de Brasília (foto: CARL DE SOUZA / AFP)


Acompanhe a vivo a posse de Lula


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)