(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CERIMÔNIA NO CONGRESSO

Lula homenageia Piauí ao assinar termo de posse; entenda

Presidente da República utilizou caneta recebida em 1989, durante um comício no estado do Nordeste; lá, ele obteve a maior vantagem percentual sobre Bolsonaro


01/01/2023 15:17 - atualizado 01/01/2023 16:53

Empossado presidente da República neste domingo (1°/1), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o termo de posse com uma caneta que ele guardou por mais de trinta anos. O objeto foi dado a ele em 1989, durante um comício no Piauí (PI).


Ao ser oficializado chefe do poder Executivo federal em cerimônia no Congresso Nacional, em Brasília (DF), o petista disse ter escolhido utilizar a caneta para homenagear os piauienses.

"Um cidadão me deu essa caneta e disse que era para assinar a posse com ela se eu ganhasse a eleição de 1989. Não ganhei em 1989, 1994 e 1998. Ganhei em 2002 e, quando cheguei aqui, tinha esquecido minha caneta. Assinei com a caneta do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a caneta do Senado. Agora, encontrei a caneta. Essa caneta é uma homenagem ao povo do estado do Piauí", disse.

 

Leia: Posse de Lula: solenidade tem homenagens a Pelé e a Bento XVI 

 

Ramez Tebet, que deu a caneta a Lula em 2002, é o pai da senadora Simone Tebet (MDB), que vai ser ministra do Planejamento no governo que começa neste domingo.

 

Ver galeria . 52 Fotos Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP
Imagens de 1/1/2023, data da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (foto: CARL DE SOUZA / AFP - DOUGLAS MAGNO / AFP - EVARISTO SA / AFP )
 

 

 

Ao relembrar a história vivida no Piauí, Lula se dirigiu ao senador Wellington Dias (PT), ex-governador do estado e futuro ministro do Desenvolvimento Social. O Piauí foi o estado em que o presidente venceu Jair Bolsonaro (PL) com a maior margem de votos. O vencedor obteve 76,86% dos votos válidos no estado do Nordeste, ante 23,14% do adversário.

 

Leia: Posse: Lula fala em 'barbárie' e 'destruição' ao citar governo Bolsonaro 

 

O presidente Lula, do PT
Lula assinou termo de posse com caneta que guardava desde o fim da década de 1980 (foto: Reprodução/TV Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)