(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas QUARENTENA

Anvisa recomenda quarentena para integrantes da comitiva de Bolsonaro

Dois integrantes que foram aos EUA testaram positivo: o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o diplomata enviado para planejar a viagem do presidente


22/09/2021 09:18 - atualizado 22/09/2021 09:33

Comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comendo pizza na calçada de Nova York
Comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comendo pizza na calçada de Nova York (foto: Reprodução)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou isolamento social à comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Nova York para a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida foi recomendada depois da confirmação de que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga testou positivo para COVID-19. Eles retornam para o Brasil nesta quarta-feira (22/9). 

No ofício enviado à Casa Civil pede que os integrantes da comitiva que mantiveram contato com o ministro realizem isolamento de 14 dias. Esta recomendação segue os termos do Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 do Ministério da Saúde.

“A agência submeteu à Casa Civil considerações relativas aos regramentos vigentes e antecipou recomendação sanitária alinhadas às regras brasileiras que visam à proteção dos viajantes e da população brasileira”, diz a Anvisa em nota.

O órgão ainda estabelece uma série de regras que devem ser seguidas pela comitiva brasileira que esteve na ONU. Confira: 
  • Desembarquem no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;
  • Cumpram o período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de Covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19
  • Cumpram isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;
  • Sejam novamente testados em solo brasileiro.
  • Adicionalmente, após do desembarque da comitiva brasileira, a Anvisa propõe que seja realizada a limpeza e desinfecção da aeronave conforme os protocolos de higienização.
Além de Queiroga, que vai cumprir quarentena em Nova York, outro integrante também testou positivo. Um diplomata enviado ao país para planejar a viagem do presidente também foi confirmado com o vírus na segunda-feira (20/9).

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)